top of page

27 de Agosto - Dia do Psicólogo

Foto do escritor: Saúde em EvidênciaSaúde em Evidência

No dia do psicólogo nada faria mais sentido do que desmistificar o papel desse importante profissional e ressaltar a importância dos cuidados com nossa saúde mental, tema que nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje.


27 de Agosto - Dia do Psicólogo

Se fosse alguns poucos anos atrás e perguntássemos a um grupo dos mais diversos locais, e mais diversas idades, gênero e classes sociais questionando o qual seria o papel de um psicólogo e se eles acham que havia necessidade de procurar a ajuda desse profissional, teríamos também variadas respostas: psicólogo é coisa para loucos, psicólogo apenas escuta desabafos, que dá conselhos, ou que é aquela pessoa que vai te dizer o que fazer a partir do que ele acha que é certo.


Por conta disso, a psicologia atraía muitos olhares errados para ela. A boa notícia é que, atualmente, muitas dessas ideias já vem caindo por terra abaixo e novas explicações para a psicologia estão surgindo. Abandonamos a sensação de que falar de saúde mental é algo pesaroso, mas sim, algo primordial e que influencia diretamente nossas ações e disposição para o dia a dia. E gradualmente, essa profissão vem ganhando bastante notoriedade a partir do momento em que a população foi entendendo qual seu real papel e como ela pode ser de grande auxílio na vida de qualquer pessoa.


A psicologia vem ganhando notoriedade desde que a população foi entendendo qual seu real papel.

Mas afinal, o que faz um psicólogo? Por que eles são peça fundamental para a manutenção da saúde mental da população?


Por muito tempo, falar de saúde mental pareceu estar intrinsecamente ligado a falar da loucura, do adoecimento psíquico do ser humano. Acontece que há muito o que se falar quando o tema é promoção do bem estar. Ter uma saúde mental em dia não é apenas sinônimo de não estar em estado de loucura.


Aqui estamos falando em relações humanas mais leves, em autoconhecimento e auto respeito, de amor próprio, de entender o porquê de cada atitude e padrão e como quebrar isso, de entender de responsabilidades, estamos falando de qualidade de vida para cada sujeito e relações saudáveis consigo mesmo e com o mundo a nossa volta, sobre zelar por si e fazer escolhas mais assertivas. E é por isso que psicólogos(as) são fundamentais para a manutenção da saúde mental da população, pois eles têm as ferramentas para nos fazer colocar em prática tudo o que foi citado acima, independente da fase da vida pela qual estamos passando.


Psicólogos(as) são fundamentais para a manutenção da saúde mental da população

O ser humano é composto de corpo e mente. Ambos merecem nosso cuidado, logo, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Temos o dever de cuidar mais de nossas emoções e estados mentais, levando em consideração a fragilidade mental e emocional da população, principalmente após a grande fase pandêmica que se iniciou em 2020.


O psicólogo vai dar esse suporte a partir do momento em que nos faz aumentar a nossa percepção de si mesmo e, através de conversas e adequado direcionamento, promover um desenvolvimento mais saudável e direcionado para os aspectos positivos do homem. Podendo ser aplicada às mais diversas faixas etárias, a psicoterapia, em um grande resumo, tem o papel principal de auxiliar os pacientes a desenvolver hábitos e comportamentos eficazes na correção dos problemas apresentados, independente de qual for a abordagem utilizada pelo profissional.



A psicologia pode ser aplicada às mais diversas faixas etárias.

Essas abordagens são como pontos de vista, formas de se entender um indivíduo. A principal diferença entre elas são os métodos e técnicas que se irão utilizar, todas com eficácia comprovada cientificamente e, por mais que sigam caminhos diferentes, alcançam resultados promissores quando utilizadas por profissionais qualificados. As mais conhecidas abordagens costumam ser:

  • Cognitiva comportamental;

  • Existencial-humanista;

  • Psicodramática;

  • Behaviorismo;

  • Gestalt-terapia;

  • Sistêmica;

  • Construtivistas;

  • Narrativas;

  • Construcionismo social;

  • Psicanalítica.

As técnicas utilizadas pelos profissionais da área, possuem eficácia comprovada cientificamente e, por mais que sigam caminhos diferentes, alcançam resultados promissores.

Na figura do psicólogo, encontramos alguém neutro e livre de julgamentos. Podemos expor nossos pensamentos, atitudes, sentimentos e emoções, relatar nossos problemas, dificuldades e tudo o que vem acontecendo durante toda nossa existência. Por sua vez, o psicólogo vai nos ajudar a identificar os padrões de comportamentos e hábitos mentais que precisam ser corrigidos para que se alcance o objetivo esperado (e até mesmo a traçar objetivos que podem estar ocultos, a partir do momento que passamos a nos entender melhor).


Por esses e outros motivos, que damos os parabéns a todos os psicólogos e psicólogas que desempenham o papel de nos fazer pessoas melhores com tanta maestria. Encarar os desafios do dia a dia é desafiador, mas seria muito mais sem o auxílio desses profissionais!





 
 
 

Comments


Botão WhatsApp
bottom of page