Alimentação saudável: verdades e mitos

A nutrição, sempre tão em alta, está sujeita a muitas notícias falsas e mitos espalhados na internet. Promessas milagrosas, restrições alimentares e diversos fatores que podem levar a pensar que uma alimentação saudável é algo difícil e sofrível. Mas a verdade não é bem assim.


A nutrição está sujeita a muitas notícias falsas e mitos espalhados na internet

A decisão por um estilo de vida mais saudável é fundamental para alcançar a tão almejada qualidade de vida e bem estar. A alimentação e nutrição fazem parte desse importante pilar, uma vez que o corpo bem nutrido vai gerar consequências não só físicas, como também mentais ao ser humano. Corpo são, mente sã.


Não existem receitas prontas, cada ser humano é único em suas necessidades, vontades, rotina e limitações, assim como em suas metas e objetivos a serem alcançados com a alimentação. Porém, uma coisa é certa: a boa relação com a comida vai ser crucial nesse processo!


A boa relação com a comida vai ser crucial no processo da alimentação saudável

É necessário entender que seguir uma alimentação saudável não é algo sofrível ou que ter momentos alimentares não saudáveis não deve gerar culpa. Quando isso acontece, gera uma relação tóxica com a comida, o que torna todo o processo muito mais difícil. Dietas milagrosas, promessas de perda de peso e ganho de massa muscular, jejum sem acompanhamento profissional, alimentos específicos bons para uma doença específica, excesso de proteína, falta de carboidrato e de gordura, contagem calórica, a estética ideal. A consequência: uma visão distorcida da alimentação. É preciso ressignificar a relação com a comida!


Comer é um ato vital e prazeroso, mas muitas vezes a impressão que fica é que cuidar da alimentação é algo negativo. O assunto é complexo pois estamos frequentemente lidando com uma enorme quantidade de informações nutricionais que encontramos na internet, que dizem o que devemos ou não devemos comer.


Então, a primeira mentira sobre alimentação saudável que precisamos entender é: A alimentação saudável não precisa ser uma dieta restritiva, precisamos de uma boa relação com a comida para levar ela adiante!


A alimentação saudável não precisa ser uma dieta restritiva

Outros mitos em relação à alimentação saudável?


  • Carboidrato faz mal - MITO!

O carboidrato é um macronutriente de extrema importância ao nosso corpo. Ele é a principal fonte de energia para nosso corpo e vai ter participação em todas as atividades feitas durante o dia. O ideal aqui é apenas buscar o equilíbrio e consumi-los de forma moderada.


  • A gordura deve ser evitada - MITO!

É importante entender que existe mais de um tipo de gordura. E que a gordura de boa qualidade é importante em diversos processos fisiológicos, como por exemplo, impulsos nervosos, cognição, controle de colesterol. Boas opções de alimentos gordurosos são o abacate, o azeite e as castanhas no geral.


  • Devemos comer de 3 em 3 horas - MITO!

Isso vai depender muito da rotina de cada um, nível de exercício, tipo de comida que está sendo ingerida, estratégia nutricional. Nem todos necessitam de comida de 3 em 3 horas, principalmente se a energia dos alimentos se tornar uma energia não gasta. O ideal é que a alimentação se adapte aos seus hábitos particulares.


  • Adoçante é melhor que açúcar - MITO!

Ele pode não ter calorias, mas eles aumentam a vontade de comer doce além de gerarem danos silenciosos no sistema nervoso central, podem ser neurotóxicos, além de estarem ligados a casos de cefaleia, espasmos musculares e queda de cabelo, por exemplo.


  • Comer antes de dormir engorda - MITO!

O que influencia é a quantidade e tipo de alimento que é ingerido, não o horário. Outro detalhe é que, ir para a cama com fome por ter ingerido poucas calorias, aumenta o tempo em que o corpo ficará em jejum e desacelera o metabolismo, evitando a perda de peso.


Seguir uma alimentação saudável não é algo sofrível

Já sobre verdade alimentares, as principais são:


  • Produtos integrais são melhores - VERDADE!

Isso por conta do índice glicêmico (velocidade com que a glicose será absorvida pelo corpo). Quando o produto é integral, ele evita picos de glicemia em nosso corpo.


  • O corpo confunde sede com fome - VERDADE!

O corpo vai sinalizar a desidratação e podemos entender esse sinal como fome, quando na verdade, o que precisamos é de água.


  • Alimentação é tão importante quanto atividade física - VERDADE!

São atividades complementares, além de que, uma vez que uma está em dia, fica mais fácil realizar a outra. Esse é o pontapé inicial na busca da qualidade de vida e sua real efetivação.


  • Alimentação influencia na saúde mental - VERDADE!

São inúmeros os nutrientes que têm ligação com o estado mental e momentos de prazer. A microbiota intestinal, quando alterada, vai refletir diretamente na saúde mental, principalmente ansiedade e depressão.


Quando falamos de alimentação, devemos entender que ela deve nutrir e tratar o indivíduo em sua totalidade

E o resultado da boa alimentação no dia a dia é muito perceptível! Quando sentimos os benefícios dos alimentos no organismo, fica mais fácil fazer escolhas saudáveis e ver que a alimentação saudável não precisa ser chata, monótona e muito menos sem atrativos.

Sempre existem jeitos de cuidar da alimentação e da saúde que são compatíveis com seu estilo de vida, mais eficientes e com menos efeitos colaterais, oferecendo mais qualidade de vida e liberdade para ter mais opções de escolhas alimentares no dia a dia.


Quando falamos de alimentação, o ponto chave é entender que ela deve nutrir e tratar o indivíduo em sua totalidade, corpo e mente. Quando respeitamos a individualidade e o jeito de ser de cada um, os resultados alcançados são os melhores possíveis.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo