Dia Mundial da Higiene das Mãos

Esse dia existe e não é de hoje. Mas talvez um cuidado tão importante e simples de fazer como esse, nunca tenha tido tanto sentido e salvado tantas vidas como no tempo pandêmico em que passamos.


uma pessoa lavando as mãos com água e sabão
A data existe para conscientizar sobre a importância da higienização das mãos

Dia 5 de maio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Esse dia sempre foi muito difundido em ambientes hospitalares, clínicos e de saúde, em todos os níveis de atenção, além das unidades de alimentação e nutrição em geral, uma vez que esse é o ritual primário no que envolve qualquer tipo de cuidado com pessoas.


Com a chegada de 2020, a prática da higienização das mãos ficou ainda mais necessária e com sua importância acentuada, pois chamou enorme atenção aos seus resultados: uma poderosa arma contra a Covid-19.


A higienização das mãos, que já era conhecida pela prevenção de infecções e propagação de micróbios, passou a ser reconhecida pelos decisores políticos, profissionais e gestores da saúde, profissionais de assistência e pelo público em geral como uma medida fundamental para o controle da pandemia, melhora e efetivação da assistência em serviços de saúde.


Essa é uma medida primária, de baixo custo e muito simples de ser efetuada, mas que reduz drasticamente infecções relacionadas à saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes.



uma criança lavando as mãos
Uma medida simples, porém muito eficaz no combate a transmissão de doenças

Lugares onde são prestados serviços de assistência à saúde dos indivíduos, a prática da higiene das mãos sempre foi imprescindível para a segurança do paciente. Não à toa, a OMS a trata como prioridade, inclusive em sua iniciativa na “Aliança Mundial para Segurança do Paciente”, mostrando como, de forma global, essa prática pode salvar vidas, além de outros estímulos, como a hashtag #safeHANDS, a fim de alcançar o público em um geral.


Essa hashtag fez parte da campanha Safe Hands Challenge (desafio das Mãos Seguras, no português), lançada pela OMS durante a pandemia de COVID-19 em março de 2020. Quem a lançou foi o próprio diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e ela faz um apelo a todos para a lavagem das mãos e seu potencial na prevenção da transmissão de doenças.

Celebridades do mundo todo foram convocadas para participar e enaltecer a campanha, aumentando a conscientização sobre a lavagem das mãos.


Em 48 horas, a hashtag foi usada quase meio bilhão de vezes.



uma pessoa lavando as mãos com água e sabão
A hashtag #safeHANDS é utilizada para convocar pessoas de todo o mundo a se conscientizar sobre a lavagem das mãos

Por que tamanha proporção?

De acordo com as recomendações da OMS, lavar as mãos apropriadamente é fundamental para reduzir a velocidade de contágio da Covid-19. Em um mundo assustado e repleto de novidades em relação a esse novo vírus, as mãos devidamente higienizadas tornaram-se nosso melhor aliado. O Sabão e álcool 70% se mostraram capazes de destruir o vírus SARS-CoV-2.


Por isso, um dos pontos principais sempre é fornecer conhecimento suficiente para que essa higiene seja realmente efetiva.


Para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos ajuda no passo a passo:

  1. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;

  2. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;

  3. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;

  4. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;

  5. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;

  6. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular;

  7. Esfregue os punhos;

  8. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.


E para finalizar, com as mãos já secas, aplique o álcool 70%.


uma pessoa lavando as mãos com água e sabão
Lembre-se sempre de higienizar as mãos com água e sabão, e logo passar depois álcool 70%

Por quanto tempo deve ser feita a higienização das mãos para ser efetiva?

50 segundos com água e sabão para quando houver sujidade visível e 25 segundos com álcool 70% quando as mãos estiverem aparentemente limpas.


Explicando melhor sobre como essas ações anteriores foram tão importantes no controle da pandemia, a Covid-19 apresenta algumas formas de transmissão que estão, justamente, ligadas às mãos que entram em contato ao longo do dia com pessoas ou superfícies que estão contaminadas pelo vírus SARS-CoV-2. Por isso, a lavagem correta das mãos ainda é a medida de proteção mais fácil e eficiente contra a doença.

As moléculas de sabão vão se ligar à membrana lipídica do vírus, provocando seu rompimento e leva seus fragmentos embora com a água. Também o álcool gel 70% consegue matar o vírus porque ao agir de maneira rápida em suas membranas e proteínas, destruindo-o.

Outras medidas de proteção indicadas também foram evitar o aperto de mãos e os abraços, e evitar tocar os olhos, nariz e boca.


De acordo com o Ministério da Saúde, a higienização das mãos é a medida mais antiga, eficaz e barata de prevenir a infecção relacionada à assistência à saúde e por isso foi tão importante em tempos de pandemia. Essa é a prática capaz de reduzir significativamente a transmissão de microrganismos e que deve continuar ainda em tempos pós-Covid, para que outras doenças sejam evitadas e/ou controladas.


Higienizar bem as mãos é um ato de carinho consigo e com os outros, além de uma questão de cidadania. Neste 5 de maio, entre para a campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos e ajude na divulgação das informações para que essa se torne uma prática corriqueira e efetiva.


___________________________________________________________________

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando mais sobre a importância da higienização das mãos.

#reabilitacaointensiva #fisioterapia #sistemabrainmov #reabilitacao #saude #combateahipertensão #qualidadedevida #bemestar #saudeemevidencia #sjc #saojosedoscampos #sjcampos


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo