Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data que homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a finalidade de nos fazer refletir sobre o que podemos fazer de melhor por nós.

Grupo de pessoas praticando corrida de rua
O objetivo da data é a conscientização da população para o autocuidado e cuidado ao próximo.

Um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço com a população a nível mundial é a promoção da saúde e a melhora na qualidade de vida. Não à toa, a importância desse tema gerou tamanha proporção que, em 1950, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.


O principal objetivo dessa data comemorativa é a conscientização da população para o autocuidado e cuidado ao próximo na promoção de saúde, além do espaço e estímulos para a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população e informações sobre seus direitos relacionados à saúde.

Esses fatores afetam diretamente a vida dos cidadãos e sua saúde. Por isso é importante que, além de cuidar da saúde, a população lute por melhorias para que todos os itens básicos à saúde sejam de acesso a todos. Associamos, primeiramente, hospitais de qualidade para tratar pessoas já enfermas, mas a luta por melhor segurança, educação, lazer e cultura também é essencial para o bem-estar e vida social e, consequentemente, para a saúde.

Mulher feliz sorrindo e praticando Yoga sendo abraçada por criança.
A prática regular de atividade física está diretamente ligada a melhoria da saúde.

Esses fatores afetam diretamente a vida dos cidadãos e sua saúde. Por isso é importante que, além de cuidar da saúde, a população lute por melhorias para que todos os itens básicos à saúde sejam de acesso a todos. Associamos, primeiramente, hospitais de qualidade para tratar pessoas já enfermas, mas a luta por melhor segurança, educação, lazer e cultura também é essencial para o bem-estar e vida social e, consequentemente, para a saúde.

É importante entender também como todos esses pontos vêm influenciando - e modificando - o quadro de saúde e mortalidade da população do Brasil e do mundo. Doenças transmissíveis, que antes tinham maior participação nas causas de mortes, hoje em dia perderam espaço, grande parte devido às campanhas de saúde, por exemplo. A Aids, que no ano de 2000 levou à morte 1,4 milhões de pessoas, em 2019 teve queda para 679 mil.

Por outro lado, constata-se que o quadro mudou com as condições crônicas se tornando mais letais que as doenças infecciosas. Em último estudo realizado pela OMS, das 10 principais causas de morte no mundo antes da pandemia, sete eram doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Exemplo dessa presença foi percebida facilmente no período em que milhões de pessoas morreram devido Covid-19 por apresentarem problemas de saúde preexistentes, como doenças cardíacas, diabetes e questões respiratórias, fatores de risco de complicações e de morte.


Da listagem feita pela OMS no ano de 2019, onde se foram contabilizados 55,4 milhões de mortes no mundo, apresentou-se as 10 principais doenças relacionadas à mortalidade, equivalente a 55% do total de mortes:

  1. Doenças arteriais coronarianas (DCNT);

  2. Derrame cerebral (DCNT);

  3. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DCNT);

  4. Infecções do baixo trato respiratório;

  5. Condições neonatais;

  6. Cânceres de traqueia, brônquios e pulmões (DCNT);

  7. Mal de Alzheimer e outras demências (DCNT);

  8. Diarréias;

  9. Diabetes Mellitus (DCNT);

  10. Quadros renais crônicos (DCNT)

Além da constatação de que as DCNT estão em peso nas principais causas de morte ao nível mundial, outro ponto a se considerar é: apesar de a expectativa de vida da população ter aumentado, isso não reflete necessariamente em uma boa saúde para ela. Por isso que é importante o foco em campanhas, prevenção e tratamento de cardiopatias, câncer, diabetes mellitus, doenças respiratórias, renais e outras condições como a obesidade e a hipertensão.

Duas mulheres praticando caminhada no parque.
Manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física são meios de cuidar de sua saúde.

Mas como ser saudável nos dias atuais?

Por mais que a ciência venha avançando a cada dia em novas descobertas e no desenvolvimento de novos tratamentos, a principal medida e abordagem para a manutenção da saúde ainda é a prevenção! Com medidas que vão proporcionar melhor qualidade de vida, a prevenção é uma forma simples e eficaz na proteção das doenças.


Boas maneiras para ajudar a proporcionar saúde são:

  • Manter uma alimentação balanceada;

  • Praticar atividade física regularmente;

  • Lavar as mãos e mantenha as boas práticas higiênico-sanitárias;

  • Manter uma boa hidratação;

  • Não fazer uso de bebidas alcoólicas em excesso, assim como do fumo, o tabaco é causa de mais de 90% dos cânceres de pulmão (DCNT);

  • Adicionar aos dias atividades que dêem prazer;

  • Descansar o suficiente, priorizando uma boa noite de sono;

  • Fazer uso de medicamentos apenas com prescrição médica;

  • Não comparar padrão de vida com o de outras pessoas, as redes sociais, ao mesmo tempo que ajudam, podem passar uma ideia distorcida da realidade;

  • Manter boas amizades e afastar-se de pessoas que te são tóxicas;

  • Tratar bem as pessoas;

  • Tentar manter o pensamento positivo, mesmo sabendo que momentos difíceis virão. Praticar a resiliência;

  • Cuidar de forma especial de sua saúde mental;

  • Fazer regularmente acompanhamento médico e check-ups para conferir se está tudo ok


Este 7 de abril é para refletirmos sobre nossa qualidade de vida.

  • Seus hábitos estão saudáveis?

  • Você tem pretensão de melhorar?

  • Como fará isso?

  • Como isso vai te ajudar?

  • Quais são as consequências se não o fizer?

  • O Dia Mundial da Saúde serve para indagarmos o que de melhor podemos fazer por nós. Então faça uma clara opção pela vida, mantenha hábitos saudáveis.

__________________________________________________________________________________


Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando sobre a reabilitação neurológica intensiva e seus benefícios.




#reabilitacaointensiva #fisioterapia #sistemabrainmov #reabilitacao #saude #qualidadedevida #bemestar #saudeemevidencia #sjc #saojosedoscampos #sjcampos







2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo