Dia Nacional da Saúde e Nutrição

O dia 31 de março foi eleito no Brasil como o Dia Nacional da Saúde e Nutrição com a finalidade de lembrar os brasileiros a cuidarem melhor de sua alimentação e reforçar a ligação direta que ela tem com nossa saúde.

Pai com filha no colo cozinhando refeição na cozinha e ao fundo mulher sorridente.
Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.

Dia da Saúde e da Nutrição. As duas, assim mesmo, para reforçar que elas andam juntas e que, quando temos uma alimentação saudável, proporcionamos saúde ao corpo e que, quando estamos com saúde, certamente a alimentação tem um papel fundamental nisso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença ou enfermidade.” Agora me diz, você consegue imaginar outra maneira de oferecer bem-estar ao seu corpo em que a alimentação não esteja incluída?

Seja como prevenção ou já no tratamento do distúrbio/doença instaurada, a nutrição vai guiar o rumo da vida quando o assunto é saúde. A prática da boa alimentação começa logo cedo, no nascimento, com o aleitamento materno e vai se estendendo ao longo de cada fase da vida, endossada por meio de debates, informações e diretrizes elaboradas pela OMS para garantir o adequado consumo e acesso aos alimentos e seus nutrientes.

Homem de pé ao lado de criança. Pai e filho descascando legumes na pia da cozinha
É importante o um olhar crítico à alimentação logo no início da formação do ser humano.

Sabe-se que muitos adultos obesos hoje em dia tiveram esse processo iniciado já na infância, um típico exemplo da necessidade e importância de ter um olhar crítico à alimentação logo no início da formação do ser humano. Práticas saudáveis adquiridas na infância são mais fáceis de se manterem no futuro, e vice-versa. E o Dia Nacional da Saúde e Nutrição vem para reforçar isso, para relembrar que a nutrição pode evitar problemas mais sérios no futuro, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade mórbida, doenças inflamatórias, transtornos mentais e até mesmo doenças autoimunes.

Um ponto interessante a se destacar é que fica muito mais fácil adquirir hábitos saudáveis quando você tem uma boa relação com a comida. Entender que alimentação balanceada não é sinal de castigo e sofrimento, mas sim uma forma de carinho. A partir daí, fica mais fácil chegar ao equilíbrio.

É a rotina que importa, estabeleça uma rotina alimentar que seja saudável para você na grande maioria do tempo, independente de deslizes ou de comer um doce super desejado. A flexibilidade é peça importante nesse quebra-cabeça, imprevistos e desafios surgirão, mas não são motivos para deixar de lado a nutrição. Em geral e sem exageros, é importante que a alimentação esteja balanceada ao longo dos dias.

Dois adolescentes, um menino e uma menina, se olhando e sorrindo em frente ao prato de comida.
A alimentação balanceada não é sinal de castigo e sofrimento, mas sim uma forma de carinho.

Alguns sinais de que você precisa olhar com mais cuidado para sua alimentação:

  1. Indisposição: pode ser falta de ferro, gerando fadiga. Sem ele, há deficiência na geração de energia e transporte de oxigênio pelo corpo;

  2. Baixa imunidade: pode ser falta de vitamina C, D e E ou minerais como o selênio, cobre e zinco;

  3. Rinite: pode ter piora acentuada com o consumo de leite e derivados, açúcar, ultraprocessados e álcool;

  4. Queda de cabelo e unhas fracas: pode ser falta de proteínas, ferro, vitamina E, magnésio, selênio e cobre;

  5. Oscilações de humor: podem ser influenciadas pelo excesso de gordura saturada, açúcar e carboidratos refinados como pães, arroz e massas que não são integrais. A dieta restrita em caloria também pode acentuar o mal humor, uma vez que nos deixa constantemente com fome;

  6. Azia e indigestão: relacionadas ao excesso de sódio e gordura, muito presentes em fast foods e ultraprocessados, por exemplo.

Criança sorridente tapando os olhos com brócolis.
A nutrição pode evitar problemas mais sérios no futuro, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares etc.

Seja em algum caso descrito acima ou simplesmente pela busca de mais saúde por meio de uma alimentação balanceada, alguns pontos podem ser o pontapé inicial para começar a mudança alimentar (lembrando que é sempre indicado consultar um nutricionista para elaboração de um plano alimentar ideal, este é o profissional capacitado para isso):

  • Evitar açúcares em excesso;

  • Evitar o excesso de frituras, gorduras trans e ultraprocessados;

  • Dar preferência às proteínas magras no lugar de embutidos e carnes gordas;

  • Melhorar o consumo de frutas, verduras e legumes;

  • Priorizar o consumo de carboidratos integrais aos refinados, como os pães, arroz e massas integrais;

  • Preferir temperos naturais ao industrializados e sal;

  • Priorizar alimentos orgânicos;

  • Prezar por um prato colorido e variado, quanto maior a variação de alimentos, maior a variação de nutrientes;

  • Boa hidratação.

Homem e mulheres jovens praticando atividade física em local aberto.
Boa alimentação, prática de atividade física e exposição ao sol são caminhos para a qualidade de vida.

O importante é entender a motivação para a reeducação alimentar e se comprometer com isso. Saber quais são seus objetivos e metas, quebrar possíveis paradigmas, estar disposto a provar novos sabores, novos alimentos, novos tipos de preparações e, aos poucos, ir criando autonomia para fazer suas próprias escolhas saudáveis e, por que não, suas próprias refeições?


A nutrição é uma aliada de muito fácil acesso para todos os dias de nossa vida. E para o Dia Nacional de Saúde e Nutrição, vale reforçar que: comer bem, refeições de qualidade e com equilíbrio nutricional é uma maneira bem simples (e barata) de usar a nutrição a favor da saúde!


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