Mudanças de hábito para ter uma vida mais longa e saudável durante a terceira idade

A quantidade de número de idosos vem crescendo no Brasil e no mundo e a qualidade de vida na terceira idade é uma pauta a ser discutida.


A qualidade de vida na terceira idade é uma pauta a ser discutida

11 milhões é o número que temos quando falamos em aumento na quantidade de pessoas idosas no Brasil, em pouco mais de 10 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), saltamos de 19 milhões de idosos em 2010 para 30,3 milhões no ano de 2021.


E a expectativa para as próximas décadas continua crescente. Ainda de acordo com o IBGE, em 2030 o número de idosos no Brasil deve ultrapassar o número de crianças, invertendo a pirâmide etária do nosso país e caracterizando uma mudança do perfil demográfico, ampliando a necessidade de maior atenção para o envelhecimento saudável. O número de idosos tende a continuar aumentando e as projeções estimam que, em 2060, três em cada dez brasileiros serão idosos.


De acordo com o IBGE, em 2030 o número de idosos no Brasil deve ultrapassar o número de crianças

Esse aumento do número de idosos e mais estimativa de vida se deve a diversos fatores, dentre eles, o avanço da medicina e o interesse em um melhor cuidado para a saúde, seja por meio da alimentação saudável, da prática de exercício físico ou de uma vida sem excessos.


Essas mudanças de hábitos está partindo seja dos próprios idosos, como de seus familiares, amigos e cuidadores. Ou seja, é uma mudança de perfil que vem acontecendo ao longo dos anos, a partir do momento que começamos a compreender melhor o processo do envelhecimento e criar mecanismos para melhorar a qualidade de vida.


O idosos de hoje em dia consegue ter um estilo e qualidade de vida diferente dos idosos de alguns anos atrás, com maior suporte em todos os âmbitos da vida. Não à toa, em 2010 a expectativa de vida no Brasil era de 73 anos e, hoje em dia, já saltamos para 77 anos.


Em 2010 a expectativa de vida no Brasil era de 73 anos e, hoje em dia, já saltamos para 77 anos.

O segredo para a longevidade saudável está no controle preventivo! Prevenir consequências negativas através de hábitos saudáveis ao longo da vida. Aqui vão alguns itens fundamentais:


  • Reeducação alimentar

Um dos fatores mais importantes, sem dúvida, é saber como se alimentar corretamente. Uma vez que se aprende isso, a alimentação deixa de ser um desafio e se torna um aliado para o resto da vida. Busque sempre por nutrir seu corpo com legumes, frutas, verduras, cereais, gorduras saudáveis e ofertar a energia necessária para as atividades do dia a dia.

  • Atividade física

Uma rotina com exercícios físicos vai proporcionar maior independência, resistência e fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo diversas doenças como as do coração e até mesmo alguns tipos de câncer.

  • Controle do fumo e da bebida alcoólica

O vício a ambos interfere negativamente na qualidade de vida. O cigarro já é principal causa evitável de óbitos no mundo. Quanto antes abandonado o vício, maior a expectativa e a qualidade de vida.

  • Cuidado com a saúde mental e gerenciamento do estresse

Saber lidar com as mudanças e adaptações que ocorrem ao longo da vida é primordial. Cuidar das emoções, entender sentimentos, saber o que faz bem, controlar ansiedade, estresse, depressão. Uma mente sã é parte do processo de envelhecimento saudável.

Entre ações que contribuem para gerenciar quadros assim, estão aumentar a resistência aos fatores e mudar a maneira de enfrentá-los. Muitas vezes a ajuda psicológica vai contribuir para que nada se torne crônico. Encontrar opções benéficas de liberar a tensão, como a prática de atividades físicas, também auxilia na redução dos riscos causados pelo estresse.

  • Boas noites de sono

Dormir regularmente ajuda na modulação hormonal independente de qual etapa da vida, além de proporcionar o descanso adequado que seu corpo merece. Outras atividades que podem auxiliar aqueles que têm dificuldade com sono são a meditação, relaxamento, mindfulness, entre outros.

  • Ter um hobby

Atualmente, temos a errônea ideia de que o ócio deve ser evitado, que temos que ser produtivos o tempo todo. Mas a verdade é que ter um tempo para si e para fazer o que gosta, é uma forma de se cuidar, física e mentalmente. Descobrir um hobby e investir tempo nele, certamente trará uma longevidade mais saudável.

  • Check up anual no médico

Conferir se está tudo em ordem ou descobrir precocemente alguma condição vai ajudar a lidar melhor com a situação e buscar as melhores formas de tratamento e mais rápida reversão do quadro. Por isso o check up com o médico é de extrema importância.


O segredo para a longevidade saudável está no controle preventivo

Diante todo esse contexto, alguns profissionais podem fazer a diferença na manutenção dos hábitos saudáveis, no que se refere à alimentação saudável, prática de atividade física e cuidado mental. São eles:

  • Nutricionista;

  • Fisioterapeuta;

  • Educador Físico;

  • Psicólogo.

Lembrando que os cuidados para uma terceira idade com saúde começam agora e são a longo prazo. O que você tem feito hoje para envelhecer de forma sã?

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