top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

Jogos Olímpicos de inverno

Começaram as Olimpíadas de inverno. Tantas modalidades diferentes para nós mas que, quando paramos para assistir, nos fascinam. Quer saber mais sobre esse evento, sobre a participação do Brasil e sobre o preparo físico dos atletas, então continue a leitura!

Logo oficial das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022
Os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 contam com a participação de 11 atletas brasileiros.

Para quem diz que o verão é a estação preferida dos brasileiros, é porque ainda não experimentou a sensação de torcer pelos brasileiros nas Olimpíadas de inverno.


Os Jogos Olímpicos de inverno de 2022 começaram dia 4 de fevereiro, sexta-feira, e se estenderão até o dia 20 deste mês, contando com a presença de mais de 3 mil atletas, totalizando 15 modalidades esportivas e 109 eventos ao longo dos dias. A competição vem ocorrendo em Pequim, China, e essa é a primeira vez na história em que uma cidade recebe as duas modalidades das Olimpíadas: inverno e verão.


Segundo o Comitê olímpico Internacional (COI), em toda a história dos Jogos Olímpicos de inverno, nenhum país tropical conseguiu levar uma medalha para casa, a não ser em filme. A única exceção de país mais quente que já garantiu algumas medalhas é a Austrália, com 15 medalhas em 19 Jogos de inverno.


Mas isso não desanimou os países de clima quente!

Este ano contamos com algumas participações bem interessantes como Fayik Abdi representando a estreia da Arábia Saudita e competindo no esqui alpino, a esquiadora cross-country Karen Chanloung, que nasceu na Itália, mas vai representar o país de seu pai nas Olimpíadas, a Tailândia e a equipe jamaicana de bobsled (assim como no filme “Jamaica abaixo de zero”) que, na falta da neve e no meio da pandemia, chegou a treinar empurrando um mini cooper pelas ruas caribenhas.

Equipe de Bobsled brasileira nos jogos olímpicos de Pequim 2022.
Equipe de Bobsled brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno. | Foto: Vietrus Lacis/IBSF

Já sobre o Brasil, nossa delegação conta com 11 atletas no total, dois nomes a menos que dos Jogos de Sochi, em 2014, quando batemos nosso recorde de participantes, porém com dois a mais do que em 2018, em Pyeochang.


Estamos presentes em cinco modalidades diferentes:

  • Cross country ski - Eduarda Westemaier Ribera (17 anos), Jaqueline Mourão (46 anos e sua oitava participação em Olimpíadas), Manex Salsamendi Silva (19 anos);

  • Bobsled - Edson Luques Bindilatti (42 anos), Edson Ricardo Martins (32 anos), Erick Gilson Vianna Jerônimo (28 anos), Jefferson Dias Sabino (39 anos), Rafael Souza da Silva (25 anos)

  • Esqui alpino - Michel Macedo (23 anos);

  • Skeleton - Nicole Rocha Silveira (27 anos);

  • Freestyle Mogul Skiing - Sabrina Lynn Cass (19 anos).


No esqui alpino, deve-se atravessar portões e chegar até a base da montanha, em alta velocidade e no menor tempo possível. O cross country é um dos mais clássicos, que consiste em percorrer uma distância na neve com obstáculos no caminho, de maneira individual ou coletiva.

O Bobsled ficou bem popular no filme “Jamaica abaixo de zero” e consiste em atravessar a pista em um trenó em alta velocidade. O skeleton

consiste em descer uma montanha em um trenó plano, porém não sentado, e sim praticamente de cabeça, é um dos esportes mais radicais que têm.

E por último, o freestyle mogul skiing, os atletas devem descer a montanha e fazer ao menos duas acrobacias, onde os moguls são ondulações feitas na neve para estimular as acrobacias e aumentar o nível de dificuldade da prova.


Ver onde os brasileiros são capazes de chegar, em uma competição desse tamanho é emocionante, não é? Para um país que tem em sua grande maioria clima tropical, não é fácil construir uma tradição em esportes de gelo e de neve.

Mãos unidas em sinal de trabalho em equipe.
O treinamento conjunto é essencial para alcançar o melhor desempenho dos atletas olímpicos..

E você já se parou para pensar como é o treinamento de atletas que vão competir na neve, quando nem todos tem neve para treinar? O preparo necessário, o acompanhamento profissional, o empenho e confiança?


Como parte primordial de todo esse processo, contamos com o educador físico e o fisioterapeuta no time. Essas duas áreas profissionais muitas vezes se misturam ou se confundem, mas a verdade é que elas se complementam para oferecer um acompanhamento/tratamento de qualidade usando os conhecimentos sobre o corpo humano, formas de desenvolvimento, limitações e objetivos.

E porque ambos são importantes?

O fisioterapeuta vai preservar, desenvolver e restaurar órgãos, sistema e funções, seja por meio de prevenção ou de reabilitação. Ela é a ciência que diagnostica e recupera pacientes em problemas relacionados à movimentação. Em relação aos atletas de uma Olimpíadas, o fisioterapeuta vai elaborar uma estratégia para prevenir lesões e para potencializar o trabalho de força, equilíbrio e condicionamento físico.

Já o educador físico vai criar um planejamento de treinos específicos de acordo com a modalidade, com o objetivo de o fazer progredir no esporte.

Sem o suporte desses dois profissionais, seria impossível pensar um dia chegar nas Olimpíadas. __________________________________________________________________________________ Gostou do nosso conteúdo? Deixe sua dúvida ou comentário para falarmos sobre o que é mais relevante para você!



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page