top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

2023, o ano da qualidade de vida

Qualidade de vida é a forma que usamos para identificar e avaliar as condições de vida de um ser humano e o estado físico, psicológico, espiritual e emocional integram como elementos considerados padrão pela sociedade de conforto e bem-estar.



uma mulher apreciando ao nascer do sol de sua sacada
2023, o ano da qualidade de vida

Como você define qualidade de vida?


Você se considera alguém com boa qualidade de vida?


Não devemos confundir qualidade de vida com quantidade de bens que acumulamos ou serviços que consumimos. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.


O mais certo, então, é definir qualidade de vida como a forma que respondemos o mundo à nossa volta, não apenas em relação à saúde, mas sim como indivíduo em sociedade, considerando o estado psicológico, espiritual e emocional também como padrão de conforto e bem-estar.


A própria OMS desenvolveu indicadores para identificar e determinar um modelo de qualidade de vida, onde nele possuem seis temas principais a serem considerados:

  • aspecto físico - ausência de patologias;

  • aspecto psicológico - saúde mental;

  • relações sociais - vida em sociedade;

  • nível de independência;

  • meio ambiente - toxinas ambientais e ambiente estressante;

  • aspectos religiosos - o poder da fé, independente de qual for.

pessoas felizes trabalhando

Na área profissional também se fala muito sobre qualidade de vida, principalmente em uma época em que tivemos bastante mudança na estrutura laboral, com muita gente migrando para o digital e home office, lidando com prós e contras, sendo um deles, a dificuldade de se desligar do trabalho estando em casa e a realidade do burnout. Novos paradigmas estão surgindo e modificando as definições de qualidade de vida e qualidade no trabalho, já que a sociedade tem acompanhado todo o avanço da globalização, tecnologia e os novos hábitos.


E então seguimos com a seguinte questão. Você está satisfeito com sua rotina, com seu trabalho, o que você faz hoje, deseja continuar fazendo nos próximos anos?


duas pessoas felizes no orla da praia

Estamos iniciando um novo ano e com ele teremos novas chances de melhorar o que nos anos anteriores nos incomodou, e priorizar a qualidade de vida é a questão mais importante, pois, de maneira bem direta, todos os outros pontos serão resolvidos se tivermos qualidade de vida.

Como forma de auxiliar nesse projeto de novas metas para o ano de 2023, segue abaixo alguns itens que vão clarear sua mente:


1- Saúde

Como primeiro ponto e mais importante, cuide da sua saúde física e mental. Tenha uma boa noite de sono, é durante ele que nosso organismo se recupera, as energias são recarregadas, nossos tecidos se regeneram e os hormônios entram em níveis de normalidade. Hidrate-se e tenha uma alimentação saudável, equilibrada, com itens ricos em nutrientes e com quantidade adequada. Cuide da sua mente: ela é tão importante quanto o físico, faça leituras diárias, assuntos que te agreguem conhecimento e temas que te agradam ou atividades que os pensamentos serão estimulados como os pilates ou ioga.

2- Atividade Física

O sedentarismo é um grande problema. Ele contribui para inúmeras doenças que afetam diretamente o bem-estar e diminui muito a qualidade de vida, ou seja, ficar parado é um grande problema. Pratique atividade física, se já não tem esse hábito, comece com uma caminhada, depois uma corridinha e assim vai progredindo para outros tipos de atividades e frequência dentro de seus limites. Escolha o que for o mais prazeroso a você, isso irá facilitar a tomar uma atitude;

3- Viaje

Estar em novos lugares estimula nossa mente e nos traz novas sensações, altera nossos hormônios de maneira muito positiva e aumenta nossa qualidade de vida;

4- Vida social

Ter uma vida social ativa nos traz muitos momentos de prazer, além de saudável, vive-se por período mais longo do que os solitários;

5- Elimine vícios prejudiciais à saúde

Manter vícios ruins como fumar, excesso de bebidas alcoólicas e substâncias químicas podem anular muitas iniciativas que te ajudariam a progredir e faz com que você perca essa qualidade de vida, então eliminá-los é uma grande conquista;

6- Cuide de você

As boas sensações são ótimas formas de ter uma boa qualidade de vida, ouvir uma música que te agrada, ir a um lugar que você gosta, comer seu prato predileto, praticar o autocuidado e ter uma vida sexual ativa, te trarão relaxamento e um melhor funcionamento cerebral.

Melhorar a qualidade de vida é mais fácil do que parece, com um pouco de disciplina e organização é possível realizar inúmeras mudanças positivas! Agora que você já sabe como começar, a Saúde em Evidência deseja que 2023 seja um excelente ano para novas iniciativas e com uma maior qualidade de vida!



 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando sobre a reabilitação intensiva e seus benefícios.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page