top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

26 de abril - Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Dia 26 de abril é celebrado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, condição comumente encontrada entre brasileiros e que os predispõe a uma série de complicações se não controlada corretamente.

Profissional da saúde mulher aferindo pressão arterial de idosa negra sentadas em sofá.
A data vem para instruir a população sobre o que é a doença, suas causas e consequências.

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma condição, infelizmente, bastante comum entre brasileiros, podendo acometer qualquer idade e qualquer sexo. Pela sua gravidade, foi criado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, instituído pela Lei Nº 10.439, de 30 de abril de 2002.


Como deveria mesmo ser, essa data tem o intuito de divulgar o que é a Hipertensão, suas causas, consequência e formas de prevenção e tratamento, para informar às pessoas o que podem fazer para fornecer um maior cuidado à sua saúde.

Normalmente, nesta data, temos diversas campanhas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e hospitais para ajudar a esclarecer todas as dúvidas, alertar para a importância do controle da pressão arterial e entender as causas e efeitos que a pressão alta pode provocar na vida de cada um.

Homem jovem adulto com semblante de dor e mãos na cabeça.
Uma vida estressante, sedentarismo e má alimentação são fatores que auxiliam no descontrole da pressão arterial.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial já atinge, aproximadamente, 25% da população brasileira. Essa condição tem muitos facilitadores quando nos deparamos com a vida corrida e a grande opção de alimentos industrializados que contém elevado teor de sódio em sua composição, uma vida estressante que favorece o aumento da pressão e onde o sedentarismo está bem presente ou, quando não, a prática de esporte não é suficiente para ajudar no controle da pressão.


A hipertensão é uma doença crônica caracterizada quando ocorre a elevação da pressão que se sustenta acima 140x90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14x9. O primeiro número vai se referir à pressão sistólica, que corresponde ao movimento de contração do coração, e a segunda, à pressão diastólica, que corresponde ao movimento de relaxamento do coração.

Braço segurando haltere enquanto sua pressão arterial é aferida.
A prática de atividade física, alimentação equilibrada e hábitos felizes protegem suas artérias!

Essa é uma condição que pode ser controlada com o tratamento precoce, por isso a campanha para a atenção voltada a ela é tão importante!

Há um outro ponto que também preocupa. Embora todos já tenham ouvido falar da hipertensão arterial, essa é uma doença silenciosa, em outras palavras, muitas vezes não apresenta sintomas, sendo inclusive referida como “assassina silenciosa”.

Muitas pessoas acabam convivendo com a hipertensão embora desconheçam essa condição, o que as coloca em perigo constante e em risco de complicações que podem ser evitáveis como o infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e risco de morte precoce.


__________________________________________________________________________________


Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando sobre saúde e combate à hipertensão.



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page