top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

Centro de Reabilitação e Fisioterapia

Muita gente não sabe exatamente como funciona e para que serve um centro ou clínica de reabilitação física e como a fisioterapia vai atuar nela. Entenda aqui como funciona e quais são seus benefícios.

Mulher realizando exercício acompanhada de fisioterapeuta.
Os centros de reabilitação física tem como foco a recuperação e reinserção do paciente na sociedade.

Entendemos por reabilitação uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo principal recuperar e/ou melhorar as habilidades do paciente em questão, em qualquer que seja o âmbito da vida. Quando falamos em habilidades, podemos nos referir à habilidades físicas, mentais e também cognitivas.


O enfoque dos centros ou clínicas de reabilitação física é mais na recuperação e reinserção do paciente na sociedade através do tratamento físico e da recuperação de movimentos.


O serviço de reabilitação é necessário para pessoas que acabaram perdendo a capacidade que tinham de realizar normalmente suas funções, como no caso de:

  • lesão;

  • infecção;

  • cirurgia;

  • acidente;

  • queimaduras;

  • distúrbio progressivo, como a artrite;

  • acidente vascular cerebral, com casos em que o paciente fica algum tempo acamado e/ou com movimentos limitados e reduzidos, por exemplo;

  • etc.

Para iniciar esse tipo de serviço, o profissional médico vai encaminhar o paciente a um fisiatra (médico especializado em medicina de reabilitação), terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou a um centro de reabilitação. Neste encaminhamento é descrito qual o quadro clínico, quais os objetivos da terapia e qual o tipo de terapia necessária. Após iniciada a reabilitação, a conduta pode ser adequada pelo profissional responsável de acordo com a resposta do paciente.

Quando falamos do tratamento de reabilitação, damos bastante enfoque à fisioterapia, pois ela exercerá papel fundamental e único no treinamento individual do paciente para compensar as funções específicas perdidas, independente do motivo.

A fisioterapia aplicada na reabilitação pode ser mais leve quando os casos são menos graves ou intensiva em casos mais graves, oferecendo um tratamento mais rápido e efetivo ao paciente, melhorando assim sua resposta e boa recuperação, diminuindo inclusive os índices de óbitos.

Homem com prótese na perna fazendo exercícios acompanhado de fisioterapeuta.
A reabilitação é necessária independente da faixa etária ou do quadro apresentado pelo paciente.

O tratamento geralmente envolve sessões continuadas e de forma individual, por algumas semanas ou meses, dependendo do que for estabelecido pelo profissional responsável.


Além do fisioterapeuta, a equipe multidisciplinar também é importante para auxiliar o paciente em todos os âmbitos necessários, podendo contar também com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros membros da área da saúde. Muitas vezes o local da reabilitação vai depender do quadro do paciente e de suas capacidades. Ela pode ser feita em assistência hospitalar, domiciliar ou em clínicas, ou centros de reabilitação.


A idade e a existência de outras doenças ou limitações de base podem alterar o tipo e o objetivo do tratamento. A exemplo disso podemos dizer que os idosos com movimentos comprometidos devido à alguma doença, como uma insuficiência cardíaca ou respiratória, têm objetivos diferentes de tratamento do que um jovem que sofreu uma lesão ou uma queimadura. Enquanto de um lado temos uma reabilitação para retomar as atividades rotineiras diárias como se vestir, andar e comer, de outro temos o objetivo da retomada mais rápida dos movimentos e capacidade de realizar atividades físicas vigorosas.


Embora algumas diferenças de conduta do profissional perante o paciente, a reabilitação é necessária independente da faixa etária ou do quadro apresentado. A equipe de reabilitação ou o terapeuta vai estabelecer quais são os objetivos a curto e longo prazos para cada situação problema. Os objetivos de curto prazo servem como uma forma de meta mais imediata a ser alcançada e como uma maneira de começar a enxergar resultados mais palpáveis da reabilitação.

Idoso em cadeira de rodas levantando haltere com ajuda de profissional da saúde.
Em idosos a necessidade da reabilitação é algo mais frequente.

Os objetivos de longo prazo são estabelecidos como meta final, mostrando aos pacientes o que eles podem esperar de todo o tratamento e alinhar as expectativas do resultado final. Esses objetivos podem e devem ser alinhados de acordo com a resposta do paciente e acompanhamento do tratamento.

Alguns exemplos de objetivos da fisioterapia na reabilitação podem envolver a melhora no deslocamento, como andar novamente, por exemplo, e a volta às atividades rotineiras como vestir-se, tomar banho sozinho, cozinhar ou simplesmente voltar a ficar em pé e equilibrar-se sozinho. Para isso, o fisioterapeuta vai tratar o corpo de seu paciente por meio de exercícios para melhorar a função articular e muscular, incluindo técnicas de:

  • Amplitude de movimento;

  • Fortalecimento muscular;

  • Coordenação e equilíbrio;

  • Deslocamento;

  • Condicionamento geral;


Em idosos a reabilitação pode ser algo mais presente, uma vez que situações como acidente vascular cerebral, ataques cardíacos, fraturas de quadril ou amputação de membros são mais comuns do que em pessoas mais jovens. Ao mesmo tempo, o tratamento pode ser dificultado devido ao fato de idosos serem fisicamente menos ativos, terem músculos mais fracos, uma possível resistência mais baixa, articulações mais rígidas, maior chance de apresentar alguma demência, problema com equilíbrio ou coordenação e recuperação um pouco mais lenta.

Por isso, a reabilitação em idosos merece uma atenção especial de uma equipe profissional de confiança e competente para isso, e onde a compreensão e cooperação da família também é primordial.



__________________________________________________________________________________


Esse conteúdo te foi útil?

Se você ou alguém que você conhece precisa de recuperação intensiva, entre em contato conosco!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page