Centro de Reabilitação e Fisioterapia
- SaĆŗde em EvidĆŖncia
- 21 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Muita gente nĆ£o sabe exatamente como funciona e para que serve um centro ou clĆnica de reabilitação fĆsica e como a fisioterapia vai atuar nela. Entenda aqui como funciona e quais sĆ£o seus benefĆcios.

Entendemos por reabilitação uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo principal recuperar e/ou melhorar as habilidades do paciente em questĆ£o, em qualquer que seja o Ć¢mbito da vida. Quando falamos em habilidades, podemos nos referir Ć habilidades fĆsicas, mentais e tambĆ©m cognitivas.
O enfoque dos centros ou clĆnicas de reabilitação fĆsica Ć© mais na recuperação e reinserção do paciente na sociedade atravĆ©s do tratamento fĆsico e da recuperação de movimentos.
O serviço de reabilitação é necessÔrio para pessoas que acabaram perdendo a capacidade que tinham de realizar normalmente suas funções, como no caso de:
lesão;
infecção;
cirurgia;
acidente;
queimaduras;
distĆŗrbio progressivo, como a artrite;
acidente vascular cerebral, com casos em que o paciente fica algum tempo acamado e/ou com movimentos limitados e reduzidos, por exemplo;
etc.
Para iniciar esse tipo de serviƧo, o profissional mĆ©dico vai encaminhar o paciente a um fisiatra (mĆ©dico especializado em medicina de reabilitação), terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou a um centro de reabilitação. Neste encaminhamento Ć© descrito qual o quadro clĆnico, quais os objetivos da terapia e qual o tipo de terapia necessĆ”ria. Após iniciada a reabilitação, a conduta pode ser adequada pelo profissional responsĆ”vel de acordo com a resposta do paciente.
Quando falamos do tratamento de reabilitação, damos bastante enfoque Ć fisioterapia, pois ela exercerĆ” papel fundamental e Ćŗnico no treinamento individual do paciente para compensar as funƧƵes especĆficas perdidas, independente do motivo.
A fisioterapia aplicada na reabilitação pode ser mais leve quando os casos sĆ£o menos graves ou intensiva em casos mais graves, oferecendo um tratamento mais rĆ”pido e efetivo ao paciente, melhorando assim sua resposta e boa recuperação, diminuindo inclusive os Ćndices de óbitos.

O tratamento geralmente envolve sessƵes continuadas e de forma individual, por algumas semanas ou meses, dependendo do que for estabelecido pelo profissional responsƔvel.
AlĆ©m do fisioterapeuta, a equipe multidisciplinar tambĆ©m Ć© importante para auxiliar o paciente em todos os Ć¢mbitos necessĆ”rios, podendo contar tambĆ©m com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros membros da Ć”rea da saĆŗde. Muitas vezes o local da reabilitação vai depender do quadro do paciente e de suas capacidades. Ela pode ser feita em assistĆŖncia hospitalar, domiciliar ou em clĆnicas, ou centros de reabilitação.
A idade e a existĆŖncia de outras doenƧas ou limitaƧƵes de base podem alterar o tipo e o objetivo do tratamento. A exemplo disso podemos dizer que os idosos com movimentos comprometidos devido Ć alguma doenƧa, como uma insuficiĆŖncia cardĆaca ou respiratória, tĆŖm objetivos diferentes de tratamento do que um jovem que sofreu uma lesĆ£o ou uma queimadura. Enquanto de um lado temos uma reabilitação para retomar as atividades rotineiras diĆ”rias como se vestir, andar e comer, de outro temos o objetivo da retomada mais rĆ”pida dos movimentos e capacidade de realizar atividades fĆsicas vigorosas.
Embora algumas diferenças de conduta do profissional perante o paciente, a reabilitação é necessÔria independente da faixa etÔria ou do quadro apresentado. A equipe de reabilitação ou o terapeuta vai estabelecer quais são os objetivos a curto e longo prazos para cada situação problema. Os objetivos de curto prazo servem como uma forma de meta mais imediata a ser alcançada e como uma maneira de começar a enxergar resultados mais palpÔveis da reabilitação.

Os objetivos de longo prazo são estabelecidos como meta final, mostrando aos pacientes o que eles podem esperar de todo o tratamento e alinhar as expectativas do resultado final. Esses objetivos podem e devem ser alinhados de acordo com a resposta do paciente e acompanhamento do tratamento.
Alguns exemplos de objetivos da fisioterapia na reabilitação podem envolver a melhora no deslocamento, como andar novamente, por exemplo, e a volta Ć s atividades rotineiras como vestir-se, tomar banho sozinho, cozinhar ou simplesmente voltar a ficar em pĆ© e equilibrar-se sozinho. Para isso, o fisioterapeuta vai tratar o corpo de seu paciente por meio de exercĆcios para melhorar a função articular e muscular, incluindo tĆ©cnicas de:
Amplitude de movimento;
Fortalecimento muscular;
Coordenação e equilĆbrio;
Deslocamento;
Condicionamento geral;
Em idosos a reabilitação pode ser algo mais presente, uma vez que situaƧƵes como acidente vascular cerebral, ataques cardĆacos, fraturas de quadril ou amputação de membros sĆ£o mais comuns do que em pessoas mais jovens. Ao mesmo tempo, o tratamento pode ser dificultado devido ao fato de idosos serem fisicamente menos ativos, terem mĆŗsculos mais fracos, uma possĆvel resistĆŖncia mais baixa, articulaƧƵes mais rĆgidas, maior chance de apresentar alguma demĆŖncia, problema com equilĆbrio ou coordenação e recuperação um pouco mais lenta.
Por isso, a reabilitação em idosos merece uma atenção especial de uma equipe profissional de confianƧa e competente para isso, e onde a compreensĆ£o e cooperação da famĆlia tambĆ©m Ć© primordial.
__________________________________________________________________________________
Esse conteĆŗdo te foi Ćŗtil?
Se você ou alguém que você conhece precisa de recuperação intensiva, entre em contato conosco!
#fisioterapia #centrodereabilitação #reabilitacao #saude #qualidadedevida #bemestar #saudeemevidencia #sjc #saojosedoscampos #sjcampos

