top of page

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

Você conhece o suficiente sobre o Câncer de Mama e como fazer para preveni-lo em sua vida?


mulher com uma camisa rosa com o laço da campanha de outubro rosa
Dia 19 - Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

Outubro chegou!

E como todo ano, é hora de voltar as atenções para o Câncer de Mama.


Dia 19 de outubro é o Dia Mundial deste tipo de tumor que mais acomete as mulheres no Brasil e ao redor do mundo e, por isso, é tão difundido entre as pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do Câncer de Mama no mundo, sendo que no Brasil, ele é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres.


Quanto mais a conscientização e a pesquisa sobre o câncer de mama continuam a crescer, mais eficaz se torna seu combate. E por isso nós, da Saúde em Evidência, queremos reforçar o tema em homenagem no dia de hoje.

Por este motivo também que, anualmente, acontece a tão conhecida campanha do Outubro Rosa, que busca a conscientização das mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, melhora das chances de cura e redução de mortalidade, olhar mais cauteloso à saúde e à busca de assistência médica e emocional.

mulher de camisa rosa mostrando o laço da campanha do outubro rosa

Vamos então de informação para entendermos um pouco mais o que é o Câncer de Mama e o que podemos fazer para evitá-lo e tratá-lo: O que é o Câncer de Mama:

O câncer de mama é uma doença maligna que se origina nas células da mama. Essas células cancerosas crescem de forma anormal e descontrolada, e podem se desenvolver em diferentes partes da mama, incluindo os ductos que transportam o leite (carcinoma ductal) e os lóbulos que produzem o leite (carcinoma lobular), por exemplo. Elas invadem células que eram sadias e originam tumores, que podem se espalhar pelo resto do corpo todo, em um processo chamado metástase.


Quem são as pessoas mais acometidas pela doença:

Esse tipo de câncer atinge predominantemente as mulheres, sendo mais comum na faixa etária entre 40 e 65 anos. Embora em menor proporção, o câncer de mama pode atingir também os homens.


Como se dá o Câncer de Mama:

Os fatores de risco para o câncer de mama incluem histórico familiar, predisposição genética, idade avançada, obesidade e má alimentação, consumo excessivo de álcool e exposição à radiação ionizante e agrotóxicos. Outro ponto importante para desencadeá-lo é quando a mulher tem menarca muito precoce e/ou menopausa muito tardia, e o uso prolongado da pílula anticoncepcional, uma vez que a mama fica exposta a estrogênio por muito tempo.


Quais são os sintomas do Câncer de Mama:

Este tipo de câncer não apresenta sintomas em sua forma inicial. Já quando mais desenvolvido, pode-se notar a presença de um nódulo ou caroço na mama, ou na região axilar, geralmente indolor, mudanças perceptíveis na forma ou tamanho da mama, dor na mama, inchaço ou espessamento, alterações no mamilo, alterações no aspecto da pele da mama (avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja) e irritação cutânea persistente.


Como é feito o diagnóstico do Câncer de Mama:

A mamografia é o exame mais indicado, e é o mesmo feito para detecção precoce mesmo quando a mulher não apresenta sintomas algum. Outros meios de se fazer o diagnóstico é por meio dos exames de tomossíntese e ultrassonografia mamária.


Como é realizado o tratamento:

Na fase inicial, quando o tumor continua em um ducto da mama com pequeno tamanho, ele tem cura, sendo feita sua retirada de forma cirúrgica, sendo feita radioterapia no restante do tecido mamário por precaução. Em estágios mais avançados, o tratamento vai ser definido pela equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, enfermeiros e outros especialistas, sendo pensando de conforme as características do tumor e de cada paciente, podem ser radioterapia, quimioterapia, cirurgia, imunoterapia, terapia hormonal ou terapia direcionada.


Como se dá a prevenção do Câncer de Mama:

A detecção precoce é fundamental para um prognóstico favorável. Se por um lado o estágio inicial é assintomático, por outro, o câncer de mama, quando diagnosticado tardiamente, pode se espalhar para outros órgãos e pode ser fatal. E esse é exatamente um dos motivos do aumento de mortalidade pela doença, o atraso no diagnóstico.


A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível, pois os fatores de risco envolvidos na causa são inúmeros e nem todos conseguimos modificar, como, por exemplo, a nossa idade e a genética. Porém, a conscientização sobre os sinais de alerta são vitais, assim como um estilo de vida saudável, que visa diminuir a exposição aos fatores favoráveis ao desencadeamento da doença.


mulher mostrando o laço da campanha do outubro rosa

Após o tratamento, muitos sobreviventes enfrentam uma jornada de recuperação e adaptação. A importância do acompanhamento médico regular e do suporte psicológico não pode ser subestimada.

A sobrevivência ao câncer de mama é uma vitória e deve ser comemorada, pois o combate ao câncer de mama é uma batalha contínua que envolve a todos, desde indivíduos conscientes e atentos à sua própria saúde até médicos, pesquisadores, apoiadores de organizações de combate ao câncer, que servem como veículo de divulgação para informações importantes referentes ao assunto.

 

Com esforços combinados, é possível reduzir a incidência e melhorar as taxas de sobrevivência. Vamos continuar trabalhando juntos para conscientizar, prevenir, detectar e tratar o Câncer de Mama, garantindo um futuro mais saudável para todos!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page