top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

Dia Mundial do Câncer

O câncer é uma doença que acende um alerta geral em toda a população e, por esse motivo, no dia 4 de fevereiro o mundo inteiro volta sua atenção a ele e às maneiras de melhorar a realidade sobre ele.


um notebook e um e estetoscópio em uma mesa branca
04 de fevereiro - Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo dessa data comemorativa é aumentar a conscientização e promover informação sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer, ou seja, uma oportunidade para reforçar a luta contra essa doença.


Sabemos que o câncer afeta milhões de pessoas em todo o mundo, podendo trazer graves consequências, inclusive a morte. A prevenção é a chave para que a população tenha um maior controle sobre a doença, pois, quanto mais cedo detectada, maiores as chances de cura.


uma médica no seu consultório atendendo um paciente

Explicando o câncer: ele é uma doença em que células anormais se dividem de forma incontrolável e vão invadindo o espaço de células saudáveis. Em estágios mais avançados da doença, essas células anormais destroem as células saudáveis e começam a alterar o funcionamento dos órgãos e atacando nosso corpo. É uma doença complexa que inclui mais de 200 tipos de tumores identificados até o momento.


Porém, são 5 os tipos mais comuns que acometem a população. Em mulheres são o câncer de mama, pulmão, cólon e reto, útero e melanoma. Já em homens são o câncer de próstata, pulmão, cólon e reto, bexiga urinária e melanoma.


Alguns fatores de risco vão aumentar a chance de incidência da doença e é importante estar atento a eles e buscar maior cuidado pessoal. São eles:

  1. Idade: o risco de desenvolvimento do câncer aumenta com o decorrer da idade;

  2. Tabagismo: um dos maiores fatores para o desenvolvimento principalmente do câncer de pulmão, boca e garganta;

  3. Exposição a substâncias tóxicas: como o amianto, radiação e produtos químicos;

  4. Dieta: uma alimentação rica em gordura, açúcar, álcool e industrializados e pobre em frutas, verduras e grãos integrais pode aumentar o risco de câncer;

  5. Sedentarismo: um estilo de vida com pouca atividade física aumenta o risco de câncer, como os de mama e cólon;

  6. Exposição solar exagerada: a falta de proteção contra o sol e a exposição excessiva aos raios UV podem aumentar os riscos de câncer de pele;

  7. Histórico familiar: se alguém da sua família já tiver tido câncer, aumentam suas chances de desenvolvê-lo também.


A partir dessa informação, é importante trabalharmos em cima da prevenção!

E a prevenção do câncer inclui:

  1. Evite o tabagismo: tanto o fumo como a exposição ao fumo passivo;

  2. Mantenha uma dieta saudável;

  3. Faça atividade física regularmente;

  4. Proteja-se da exposição solar com protetor solar e cuidados ao tempo e horário de exposição ao sol;

  5. Mantenha um estilo de vida saudável: evite o estresse, cuide da ansiedade, durma o suficiente, cuidado com pensamentos negativos;

  6. Faça exames regularmente.


medica fazendo exame numa paciente

É importante lembrar, que cada vez mais, existem formas eficazes de tratá-lo, principalmente se o diagnóstico for precoce. Se você estiver preocupado(a) com sua saúde e quer saber se seus exames estão normais, a melhor pessoa a procurar é um médico de clínica geral ou médico de família. Eles são os médicos primários envolvidos na sua atenção médica básica, responsáveis por realizar um diagnóstico geral de sua saúde. Eles são os primeiros a serem consultados quando você tem dúvidas ou preocupações sobre sua saúde.

Se o médico de clínica geral ou da família suspeitar de algum problema mais grave, ele pode encaminhá-lo a um especialista, como um oncologista (especialista em câncer), um ginecologista (especialista em problemas femininos) ou um urologista (especialista em problemas urinários), por exemplo, dependendo da natureza de seu problema.

Lembre-se sempre de falar com seu médico sobre suas preocupações e perguntar sobre qualquer exame ou teste que você deva realizar para manter sua saúde em dia. O médico conseguirá avaliar sua história clínica, seus exames e seus sintomas para determinar o melhor tratamento e encaminhamento para você.


Além disso, é importante apoiar as pessoas que estão enfrentando o câncer. Oferecer apoio emocional, ajudar a encontrar recursos e informações e compreender as necessidades dessas pessoas. Apoiar também as organizações que estão trabalhando para combater o câncer é uma forma de ajudar, seja por doações ou participação em eventos de arrecadação de fundos.


Em suma, o Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para lembrarmos da importância da prevenção e controle do câncer. É uma oportunidade para conscientizarmos a população sobre os fatores de risco, sintomas e métodos de prevenção, e de unir forças para combater os males e proporcionar um futuro mais saudável a todos.


 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando sobre a reabilitação intensiva e seus benefícios.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page