top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

Reabilitação Intensiva e Melhor Idade

Você sabia que a Fisioterapia é uma ótima aliada para resolução de problemas comuns da melhor idade?


03 pessoas da melhor idade praticando exercícios na orla da praia
Reabilitação Intensiva e Melhor Idade

Aquela que, por muito tempo, foi chamada de terceira idade, hoje é conhecida como Melhor Idade, o que nos abre uma reflexão ampla do que é o envelhecer. Embora acompanhado de um declínio físico e mental, o envelhecimento traz também consigo muita sabedoria e um modo diferente de encarar a vida, mostrando ser um processo mais positivo do que se pensava. Envelhecer

Juntou-se a isso, o fato do avanço da medicina e de terapias e técnicas que proporcionam um envelhecer com mais dignidade, seja para o idoso ou para sua família. Com o aumento da longevidade da população, a previsão é que se continue o processo de transição demográfica, fazendo com que o Brasil chegue em 2060 com mais idosos do que jovens em sua população.

Atualmente as atividades direcionadas ao público da Melhor Idade, que se inicia aos 60 anos, já são bem mais ofertadas do que antigamente, quando o idoso era visto como alguém sem disposição e incapaz de realizar algumas tarefas que, hoje vemos, não é bem assim. O que vemos são pessoas com mais vitalidade, disposição e capacidade de execução!

uma senhora praticando ioga em seu jardim

E para alcançar um envelhecimento saudável, para permanecer de maneira ativa na sociedade, cuidando de corpo e da mente, são necessários alguns cuidados específicos, seja por parte dos idosos ou de quem os acompanha. Isso porque à medida que o corpo humano envelhece, algumas de suas funções vão ficando comprometidas, afetando as capacidades físicas e mentais. É diante também dessas mudanças que se aumenta o risco do surgimento de diversas doenças.

Discursos sobre envelhecimento ativo e capacidade funcional surgem como candidatos a quebra de paradigmas que impõe a associação entre velhice e doença. Esses novos conceitos estabelecem que a saúde não é medida pela presença de enfermidades, mas pela capacidade da pessoa na Melhor Idade em continuar a exercer suas funções vitais.

O envelhecimento ativo foi um conceito desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que envolve o processo de otimização da saúde do idoso, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O objetivo dessas estratégias é de atingir uma melhor qualidade de vida pelo maior tempo possível e para o maior número possível de pessoas, reforçando que a saúde do idoso envolve também a manutenção de sua autonomia, independência e de sua capacidade funcional, e não somente a ausência de doenças.

Atualmente existem atividades físicas voltadas para a melhor idade, cujo principal objetivo é realmente garantir um envelhecer mais digno. Podendo ser feitas individualmente ou em grupo, sem muito esforço físico e considerando os limites de cada corpo, a atividade física, praticada com o profissional responsável, vai ser um ponto crucial para a vida do idoso.

Os exercícios funcionais para os idosos, adequados à capacidade motora de cada indivíduo, são um meio de manter ou recuperar a qualidade de vida e autonomia do idoso e otimizar suas capacidades psicomotoras.


um senhor com halters praticando atividade física a céu aberto

Nesse quesito, podemos citar também a Reabilitação Intensiva como forma excepcional de inserção do idoso à sociedade, seja por meio de evitar a perda de capacidades e o aparecimento de sequelas ou de devolver a ele, na medida do possível, a autonomia de desenvolver algumas de suas funções e atividades.


Em uma equipe multidisciplinar, têm grande destaque os fisioterapeutas e educadores físicos na reabilitação intensiva, diminuindo complicações em pacientes idosos e em fase crítica e possibilitando avanços durante o tratamento, tornando-se uma importante estratégia e ferramenta no processo.


Com a elaboração de um conjunto de estratégias para melhorar a recuperação do paciente e diminuir o número de óbitos na Melhor Idade, por meio do conhecimento sobre o movimento humano e suas variáveis, esses profissionais vão levar à recuperação e preservação da funcionalidade do corpo humano. A reabilitação para idosos é um dos processos mais importantes para diminuir dores, recuperar o movimento de determinados membros e devolver a independência, promovendo de maneira mais ampla a saúde do indivíduo.

A reabilitação intensiva no idoso pode atuar para:

  • Recuperação de movimentos;

  • Diminuir dores;

  • Reinserção na sociedade;

  • Menos dependência;

  • Melhora dos sintomas da depressão;

  • Diminuição de processos inflamatórios;

  • Recuperação pós-cirúrgica;

  • Melhora da qualidade de vida.

A fisioterapia tem aprimorado diversas técnicas e procedimentos para ajudar pessoas idosas a reencontrar a sua independência através de exercícios de reabilitação. Algumas dessas técnicas são:

  • Fototerapia (uso de luz artificial);

  • Eletroterapia (uso de eletricidade);

  • Mecanoterapia (aparelhos mecânicos para trabalhar a musculatura);

  • Termoterapia (utilização de calor);

  • Cinesioterapia (uso de movimentos corporais, como o alongamento).

Quando o assunto é reabilitação e qualidade de vida, procure sempre por um local bem equipado e com uma equipe preparada de profissionais para receber a você e à sua família. A Saúde em Evidência é referência na Reabilitação Intensiva e com cuidados à Melhor Idade.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando sobre a reabilitação intensiva e seus benefícios.




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page