Como fazer uma dieta detox após as festas de fim de ano?

As festas de fim de ano são conhecidas por suas boas comidas e sobremesas junto a familiares e amigos. Mas quando chega o ano seguinte, nos cobramos pelo exagero cometido e, muitas vezes, ficamos perdidos em como prosseguir. Mas esse não é o fim do mundo, há boas estratégias para driblar essa situação e alcançar o equilíbrio novamente.


Mulher experimentando suco saudável após festas de fim de ano..
Começar o ano retornando a alimentação saudável.

Ano novo, vida nova, novas resoluções, mas o mesmo exagero de fim de ano. Afinal, difícil se controlar nas festas de final de ano diante tanta comida deliciosa como panetones, maioneses, massas, tortas, sobremesas e, por vezes, bebida alcoólica, ou seja, um excesso de açúcar, gordura, álcool, alimentos processados e outras substâncias prejudiciais ao nosso corpo.


Então como fazer uma detox após as festas de final de ano?


Precisamos, sim, pensar em estratégias para restabelecer o equilíbrio de nosso corpo e eliminar essas substâncias tóxicas, ajudando o fígado a trabalhar bem, metabolizando e armazenando os nutrientes de forma adequada.


Mulher mid size alimentando-se de forma saudável.
A volta ao estilo saudável pode e deve ser agradável e simples.

Além do inchaço comum e a sensação do corpo estar mais pesado e trabalhando lentamente, outros sintomas como cansaço excessivo, insônia, excesso de gases, mau funcionamento do intestino, dificuldade na digestão, falta de concentração, memória e dor de cabeça podem indicar que você precisa detoxificar seu corpo.


E a grande verdade é que a dieta detox não é tão diferente das instruções passadas em uma reeducação alimentar: apostar em alimentos naturais evitando os industrializados, focar em carboidratos integrais e controlar o açúcar em geral, evitar o álcool e outros aditivos químicos como corantes, conservantes e adoçantes.


Outro ponto interessante, no quesito anti inflamatório, é evitar o consumo de leite e seus derivados (queijo, iogurte, creme de leite, etc.) e também o glúten, presente no trigo e na cevada.


Mulher cozinhando alimentos saudáveis e saborosos,
Experimente mesclar cores e sabores para uma dieta rica e saborosa.

E quais os benefícios dessa mudança alimentar?


Além de melhorar o funcionamento do corpo em um geral, promovendo bem-estar e disposição, ela vai gerar aumento de energia, um sistema imunológico mais forte, melhora na saúde da pele e dos cabelos, sono equilibrado, desinchaço e, a mais longo prazo, possível perda de peso.


Para isso, a regra geral é: Hora de parar com os exageros.

Toda aquela comilança que te acompanhou até aqui deve acabar. Então o foco será fundamental para que não ocorram deslizes.


Mulher idosa cortando folhas para salada pós festas.
Alimentação rica em folhas verdes auxilia no desinchaço pós festas.

E já que a ideia é focar em alimentos naturais e estamos em pleno verão, uma saladinha de folhas vai bem todos os dias! Refrescante, anti inflamatória, promove a saciedade e eliminação de líquido acumulado no corpo. Pode abusar de novos sabores e inventar temperos e molhos saudáveis para sua salada. Se você não gosta de folhas, procure por legumes, cru ou cozidos, que possam fazer esse papel para você.


Mulher segurando copo d'agua sorrindo.
A hidratação e um dos principais pilares de um organismo saudável.