Como fazer uma dieta detox após as festas de fim de ano?

As festas de fim de ano são conhecidas por suas boas comidas e sobremesas junto a familiares e amigos. Mas quando chega o ano seguinte, nos cobramos pelo exagero cometido e, muitas vezes, ficamos perdidos em como prosseguir. Mas esse não é o fim do mundo, há boas estratégias para driblar essa situação e alcançar o equilíbrio novamente.


Mulher experimentando suco saudável após festas de fim de ano..
Começar o ano retornando a alimentação saudável.

Ano novo, vida nova, novas resoluções, mas o mesmo exagero de fim de ano. Afinal, difícil se controlar nas festas de final de ano diante tanta comida deliciosa como panetones, maioneses, massas, tortas, sobremesas e, por vezes, bebida alcoólica, ou seja, um excesso de açúcar, gordura, álcool, alimentos processados e outras substâncias prejudiciais ao nosso corpo.


Então como fazer uma detox após as festas de final de ano?


Precisamos, sim, pensar em estratégias para restabelecer o equilíbrio de nosso corpo e eliminar essas substâncias tóxicas, ajudando o fígado a trabalhar bem, metabolizando e armazenando os nutrientes de forma adequada.


Mulher mid size alimentando-se de forma saudável.
A volta ao estilo saudável pode e deve ser agradável e simples.

Além do inchaço comum e a sensação do corpo estar mais pesado e trabalhando lentamente, outros sintomas como cansaço excessivo, insônia, excesso de gases, mau funcionamento do intestino, dificuldade na digestão, falta de concentração, memória e dor de cabeça podem indicar que você precisa detoxificar seu corpo.


E a grande verdade é que a dieta detox não é tão diferente das instruções passadas em uma reeducação alimentar: apostar em alimentos naturais evitando os industrializados, focar em carboidratos integrais e controlar o açúcar em geral, evitar o álcool e outros aditivos químicos como corantes, conservantes e adoçantes.


Outro ponto interessante, no quesito anti inflamatório, é evitar o consumo de leite e seus derivados (queijo, iogurte, creme de leite, etc.) e também o glúten, presente no trigo e na cevada.


Mulher cozinhando alimentos saudáveis e saborosos,
Experimente mesclar cores e sabores para uma dieta rica e saborosa.

E quais os benefícios dessa mudança alimentar?


Além de melhorar o funcionamento do corpo em um geral, promovendo bem-estar e disposição, ela vai gerar aumento de energia, um sistema imunológico mais forte, melhora na saúde da pele e dos cabelos, sono equilibrado, desinchaço e, a mais longo prazo, possível perda de peso.


Para isso, a regra geral é: Hora de parar com os exageros.

Toda aquela comilança que te acompanhou até aqui deve acabar. Então o foco será fundamental para que não ocorram deslizes.


Mulher idosa cortando folhas para salada pós festas.
Alimentação rica em folhas verdes auxilia no desinchaço pós festas.

E já que a ideia é focar em alimentos naturais e estamos em pleno verão, uma saladinha de folhas vai bem todos os dias! Refrescante, anti inflamatória, promove a saciedade e eliminação de líquido acumulado no corpo. Pode abusar de novos sabores e inventar temperos e molhos saudáveis para sua salada. Se você não gosta de folhas, procure por legumes, cru ou cozidos, que possam fazer esse papel para você.


Mulher segurando copo d'agua sorrindo.
A hidratação e um dos principais pilares de um organismo saudável.

Outro ponto fundamental é a hidratação.


2 litros todos os dias, principalmente de água, mas podendo alternar também com água de coco, chá (sem adição de açúcar) e suco natural. A boa hidratação fará seu corpo funcionar melhor em suas funções vitais, além de trabalhar na retenção de líquidos e não confundir sede com fome. Manter seu corpo hidratado vai contribuir para eliminar substâncias nocivas provenientes da má alimentação e do consumo alcoólico exagerado no final do ano.


O açúcar deve ser evitado. Tanto o açúcar de adição, colocado em sucos, no café, em doces e presente em outros produtos industrializados, como os adoçantes naturais e sintéticos. Este pode ser um ponto difícil, mas tente aos poucos. Vá reduzindo a quantidade que essa já é uma grande vitória. Ideal também trocar o carboidrato refinado (arroz branco e massas, por exemplo) por integrais (massa integral, arroz integral, pão integral).


Senhora praticando atividade física com alegria.
Atividade física atrelada a boa alimentação garante resultados mais rápidos e eficientes.

Cuidado com as frituras, mesmo que seja de alimentos “permitidos” na dieta, como a batata ou a couve-flor. A ideia é também desinflamar o corpo, e a fritura não vai te ajudar nisso.


Alguns alimentos são potencializadores em uma dieta detox por terem excelentes funcionalidades. Exemplos deles são:

  • Diuréticos: ideais para eliminar o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos e, ao mesmo tempo, ajudar a hidratar seu corpo. Boas opções são a água de coco, couve, limão, chá verde e pepino;

  • Anti inflamatórios: ideais para diminuir a quantidade de substâncias que causam inflamação no corpo, promovendo equilíbrio para o organismo e melhora para o sistema imune. Boas opções são as frutas vermelhas e cítricas, hortelã, gengibre, cúrcuma, peixes e linhaça;

  • Termogênicos: ideais para induzir a queima de gordura e potencializar o resultados dos treinos e da boa alimentação. Boas opções são a canela, pimenta e chá de hibisco.

Mulheres na academia sorrindo.
Dieta atrelada a exercícios gera qualidade de vida e felicidade.

Lembrando que, uma vida saudável sempre tem a alimentação ligada ao exercício físico.

Estabeleça uma meta de dias na semana para se exercitar e aproveite disso para te motivar também na alimentação. Nada melhor que começar o ano novo se sentindo melhor consigo mesmo.


Por fim, estabeleça quantos dias você fará sua dieta detox, preferencialmente junto a um profissional. Após finalizada a dieta, o ideal é seguir com uma alimentação saudável, reforçando e prolongando os benefícios da nutrição para seu corpo.


O interessante não é viver entre altos e baixos, entre exageros e detox, mas sim estabelecer que a reeducação alimentar fará parte da sua vida, oferecendo um aporte nutricional adequado ao seu corpo ao longo dos dias. Uma vida de equilíbrio é a melhor opção, sem precisar cortar de sua vida nada que você goste de comer por conta de exageros cometidos.


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Se você também tem dicas interessantes de como se recuperar dos excessos de fim de ano, deixe seu comentário!


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