top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Combate ao Câncer de Próstata: a importância da conscientização e da prevenção para oferecer um mundo com mais saúde masculina.


professor artur hashimoto com a camiseta da campanha de novembro azul
Dia 17/11 - Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Chegou o mês de novembro, hora de falarmos um pouco mais sobre o combate ao Câncer de Próstata!


É no dia 17 de novembro que o mundo se une para reconhecer o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, uma data de extrema importância que visa conscientizar a população sobre essa doença que afeta milhões de homens em todo o planeta.


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Sua taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos quando comparado aos países em desenvolvimento, e onde o acesso da população aos médicos e às tecnologias diagnósticas são mais fáceis. Ele é uma preocupação de saúde pública global e por isso todo o mês de novembro é tão conhecido como Novembro Azul, fazendo alusão ao câncer de Próstata e sendo uma maneira de trazer a atenção da população para este tema.


medico urologista explicando para o paciente sobre a importância da prevenção do câncer de próstata

Vamos de um pouco mais de informação sobre as questões que englobam o Câncer de Próstata e como fazemos para conter a incidência dessa doença em nossa população:


O que é a próstata:

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen e à frente do reto, a parte final do intestino grosso. É um órgão pequeno em forma de maçã que produz parte do sêmen liberado durante o ato sexual.

O câncer de próstata ocorre quando células anormais se desenvolvem nessa glândula formando tumores. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida e se espalhar para outros órgãos, levando à cerca de 44 mortes por dia por esse tipo de câncer. Porém, a maioria cresce de forma tão lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.


Quem são as pessoas mais acometidas pela doença:

75% dos casos no mundo ocorrem em homens a partir de 65 anos, sendo considerada uma doença da terceira idade. No Brasil, observou-se um aumento nas taxas de incidências, o que pode estar relacionado com a evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.


Como se dá o Câncer de Próstata:

Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer incluem histórico familiar, a idade (sendo mais comum a partir dos 50 anos), hábitos alimentares, excesso de peso e de gordura corporal e exposição a substâncias como os agrotóxicos.

Embora esses fatores de risco, homens de todos os tipos devem estar cientes da importância de realizar exames regulares, especialmente aqueles com histórico familiar da doença.


Quais são os sintomas do Câncer de Próstata:

Na fase inicial ele pode não apresentar sintoma nenhum. Em fases mais avançadas, podem-se perceber sintomas como dificuldade para urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Embora esses sejam sintomas do Câncer de Próstata, eles também podem representar outras doenças como uma inflamação, por exemplo, sendo sempre bom investigar a causa.


Como é feito o diagnóstico do Câncer de Próstata:

Ele é confirmado por meio de biópsia, solicitada por um médico especialista após encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA - antígeno prostático específico) ou no toque retal, onde o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

E um ponto importante a ser desmistificado é que a realização do toque retal é embaraçoso ou doloroso. Quanto mais cedo o câncer de próstata for identificado, maiores são as chances de um tratamento eficaz e menos invasivo.


Como é realizado o tratamento:

O principal meio de tratamento é a cirurgia, que pode ser aplicada com radioterapia e tratamento hormonal, a depender de cada caso.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica e radioterapia. Em casos de metástase, onde o câncer já se espalhou para outros órgãos, a radioterapia é utilizada com tratamento hormonal. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como se dá a prevenção do Câncer de Próstata:

Além da realização dos exames médicos para averiguar se está tudo certo, a prevenção também envolve a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. A promoção de hábitos de vida saudáveis é uma maneira de reduzir os riscos de desenvolver não apenas o câncer de próstata, mas também diversas outras doenças.


homem mostrando a importância do novembro azul

Neste Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, é fundamental lembrar que a conscientização é a chave para a prevenção. A disseminação de informações sobre a importância dos exames é um assunto que deve ser discutido abertamente e o apoio àqueles que enfrentam essa doença são passos fundamentais na luta contra o Câncer de Próstata, quando detectada em estágios iniciais, tem uma alta taxa de cura.


Cada um de nós pode fazer a diferença ao incentivar pais, irmãos, amigos e colegas a cuidarem de sua saúde, fazendo exames regulares e adotando um estilo de vida mais saudável. No Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, ao unirmos esforços, estamos trabalhando juntos na esperança de um futuro melhor e com mais saúde aos nossos homens.


O diagnóstico precoce pode te salvar.

Consulte um médico.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page