Novembro Azul: o mês mundial do combate ao tão falado câncer de próstata, o tipo mais comum de câncer na população masculina.

Você sabe o que é o Novembro Azul?
Realizada no mundo todo, a campanha Novembro Azul tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata. Ela teve sua origem na Austrália em 2003, buscando chamar a atenção da sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também de outras doenças masculinas que não eram tão abordadas. Ano a ano, a popularidade da campanha vem crescendo e se tornando mais expressiva, tendo sua reprodução no mundo todo.
Durante o mês de novembro, prédios, torres e monumentos históricos são iluminados de azul para lembrar da necessidade do diagnóstico precoce e da boa informação como forma de se barrar uma doença sem sintomas e de se ter cuidado com a saúde.

Mas, afinal, o que é a próstata e para quê ela serve?
Ela é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada logo abaixo da bexiga. Pesa cerca de 20 gramas, mas cresce ao longo da vida. Ela é a responsável por produzir o líquido prostático que, com o líquido seminal, compõem 90% do sêmen, responsáveis por nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides.
São três as doenças mais comuns que envolvem a próstata: hiperplasia prostática benigna (crescimento exagerado da próstata), prostatite (inflamação da próstata) e câncer de próstata.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer que atinge os homens, sendo a causa de morte de 28,6% dessa população que desenvolve a doença e, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos de câncer de próstata no Brasil.
Apesar de a mortalidade ser um aspecto preocupante, outro ponto que merece atenção é acabar com o preconceito contra exames de prevenção à doença, além de alertar sobre os fatores de risco dela.
E é por isso que a Campanha Novembro Azul é tão importante. Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, carinhosa e estrategicamente chamado de Novembro Azul.

Quais são as possíveis causas do câncer de próstata?
Como todo tipo de câncer, a causa exata é desconhecida, mas sabendo que ele surge por meio da interação entre fatores ambientais e predisposição genética. Essa interação causa mutações no DNA, levando a um crescimento anormal nas células da próstata e à formação de tumores malignos.
Podemos citar os seguintes fatores de risco para o câncer de próstata:
Idade - a possibilidade desse tipo de câncer aumenta 40% em homens com mais de 50 anos. E esse risco chega a dobrar em maiores de 65 anos. Isso acontece, pois o tumor cresce de forma lenta na próstata e demora a ser detectado, acontecendo geralmente quando o homem já chega nessa idade mais crítica;
Tabagismo - como em toda doença crônica, o tabagismo é um fator de risco e pode também diminuir as possibilidades de recuperação e prognóstico positivo em caso de desenvolvimento da doença;
Alimentação - não é o principal fator, mas uma dieta rica em carne vermelha, gordura e derivados do leite, e pobre em legumes, frutas e vegetais tem influência no risco aumentado;
Sedentarismo e obesidade - a falta de exercício físico aumenta a possibilidade do desenvolvimento da doença e o excesso de peso acarreta versões mais agressivas do tumor, dificultando o tratamento e chances de cura.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando eles começam a aparecer, significa que cerca de 95% dos tumores já estão em fase mais avançada, dificultando o tratamento e a cura. Nessa fase avançada, os sintomas são:
dor óssea;
dores ao urinar;
vontade de urinar com frequência;
presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Por ser uma doença silenciosa devido à falta de sintomas, destaca-se a importância de visitas médicas e realização de exames para monitorar se está tudo bem.
Essa é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata, o diagnóstico precoce, mesmo na ausência de sintomas! É importante que homens a partir dos 50 anos, ou 45 em caso de sintomas, visitem um urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e também sobre a realização do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de alguns aspectos como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida e agressividade do tumor.

O que você pode fazer para prevenir o câncer de próstata?
A prevenção não é totalmente possível, pois alguns fatores de risco envolvidos não conseguimos modificar, como a nossa idade e nossa genética. Porém, adotar uma rotina de vida mais saudável pode influenciar positivamente, amenizando ou até anulando outros fatores de risco que são modificáveis:
Mantenha um peso corporal saudável, com boa composição corporal (equilíbrio entre porcentagem de gordura e músculos);
Pratique exercícios físicos, o sedentarismo pode ser perigoso;
Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
Evite o tabagismo ou diminua o máximo que conseguir;
Foque na reeducação alimentar e rotina de alimentação saudável. Procure um nutricionista, se for o caso.
Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando sobre a reabilitação intensiva e seus benefícios. #MêsMundialdeCombateaoCancerdeProstata #saudeemevidencia #eusousaude #sjcampos #sjc
Comments