top of page

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

  • Foto do escritor: Saúde em Evidência
    Saúde em Evidência
  • 11 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

A acessibilidade é um direito de todos!


mulher deficiente física em cadeira de rodas lendo livro
11 de Outubro, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Hoje, dia 11 de outubro, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Instituída pela Lei n.º 2.795, a data foi promulgada pelo governo de São Paulo no dia 15 de abril de 1981. Posteriormente, passou-se a celebrar esse dia em todo o território nacional, o que é muito positivo, já que a finalidade da data é promover a conscientização da sociedade sobre ações a serem tomadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física, além de mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar dessas pessoas.


Menina com deficiência visual lendo livro em braile

Quando falamos em deficiência, podemos dividi-las em 6 tipos: deficiência física;

  • deficiência visual;

  • deficiência auditiva;

  • deficiência intelectual;

  • deficiência psicossocial; e

  • deficiência múltipla, sendo a associação de duas ou mais deficiências.


Mulher deficiente física com mão robótica

Conforme o Censo de 2010, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, representando em torno de 25% da população nacional. Desse número, 13 milhões de pessoas são pessoas com deficiência física, traduzida como pessoas que possuem alguma perda em sua formação, seja de natureza fisiológica ou anatômica, e que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades, pois acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral.

Algumas das deficiências físicas mais comuns são:

  • Monoplegia: perda parcial das funções motoras de um só membro, superior ou inferior;

  • Paraplegia: perda total das funções motoras;

  • Tetraplegia: perda total das funções motoras dos membros superiores e inferiores.

  • Hemiplegia: perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo, direito ou esquerdo;

  • Ostomia: intervenção cirúrgica que cria uma comunicação entre o órgão interno e o externo do corpo, com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo, seja urina ou fezes. As pessoas com ostomia são chamadas de ostomizadas;

  • Amputação: remoção de uma extremidade do corpo;

  • Paralisia cerebral: a depender do local do cérebro onde ocorre a lesão e a quantidade de células atingidas, a paralisia acomete o funcionamento de diferentes partes do corpo, sendo a principal característica o desequilíbrio na contenção muscular, causando tensão, dificuldades de força e equilíbrio e comprometimento da coordenação motora; e

  • Nanismo: uma doença genética que leva a um crescimento esquelético anormal. O resultado é uma pessoa com uma altura bem abaixo da média da população.


Homem deficiente físico com perna mecânica

Com o passar do tempo e a questão da deficiência física ganhando notoriedade, muitos foram os avanços para a população deficiente nos últimos anos. Criação de normas, decretos e leis, regulamentações de artigos da Lei Brasileira de Inclusão - LBI, tudo contribuiu para um maior respeito, empatia e dignidade ao grupo, com pontos como a obrigatoriedade de acessibilidade em hotéis, pousadas e similares; assentos preferenciais e espaços livres para pessoas com deficiência nos cinemas, teatros, casas de shows e estádios; construção de unidades habitacionais com unidades adaptáveis, autorização do de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço – FGTS para aquisição de próteses e órteses, entre outros.

E não só em relação a leis e medidas se faz importante o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, mas sim em chamar a atenção da população para a realidade dessas pessoas, para terem um olhar mais crítico e empático, para chamar atenção a uma pauta que pode ter passado despercebida até agora, mas que é de extrema importância, pois mexe com a dignidade de inúmeras pessoas e seus próximos. Fazer a sociedade pensar e repensar em como lidar com deficientes físicos e melhorar sua dignidade perante sociedade.


Homem deficiente físico com perna mecânica fazendo pilates no parque

Muito ainda deve ser feito para garantir a acessibilidade e mobilidade, seja nas calçadas, nos transportes públicos ou em estabelecimentos privados, por isso a importância da revisão das políticas administrativas para assegurar os direitos dos deficientes físicos.


Entretanto, não podemos deixar de ressaltar o exemplo de superação, garra e determinação e o quanto as pessoas com deficiência física vem conquistando notoriedade em todos os setores da sociedade.


A Saúde em Evidência parabeniza cada pessoa nesta data, pois sabemos que cada dia é uma nova conquista.


O impossível só existiu até o dia que inventaram a superação!

Informe-se, converse e compartilhe essas informações.


__________________________________________________________________________

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando mais sobre deficiência física.


 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Botão WhatsApp
bottom of page