top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

Eletroestimulação

Os treinos envolvendo Eletroestimulação estão cada vez mais presentes nas academias e estúdios do Brasil e do mundo todo, tamanho são seus benefícios. Essa tecnologia pode também auxiliar na Reabilitação Intensiva.


A eletroestimulação estão cada vez mais presente nas academias e estúdios do Brasil e do mundo todo.

O que é a Eletroestimulação Muscular (EMS)?


A Eletroestimulação Muscular (EMS) é um método criado na Alemanha com a intenção de oferecer a geração de um estímulo de treinamento mais intenso porém em menor espaço de tempo.


Para isso, é necessário o auxílio de um equipamento apropriado onde pulsos elétricos serão propagados para grupos musculares específicos a fim de gerar uma contração mais forte e, consequentemente, uma resposta adaptativa mais exacerbada.


Neste procedimento utiliza-se correntes elétricas para diversas finalidades, como o tratamento de lesões, de flacidez do tecido, tonificação muscular e drenagem linfática, por exemplo. Ou seja, ela pode ser utilizada como uma ferramenta de treinamento mas também de reabilitação, como é o caso da Saúde em Evidência, com maior foco em condicionamento e fortalecimento muscular.


A Eletroestimulação Muscular tem a intenção de oferecer a geração de um estímulo de treinamento mais intenso porém em menor espaço de tempo.

Como funciona?


Por meio do equipamento de EMS, impulsos elétricos são gerados e transmitidos até os eletrodos em contato com os músculos, causando a contração de forma involuntária e controlada dos músculos. O resultado obtido é bastante similar ao movimento real da musculatura.


Ao promover a contração muscular, ela faz com que haja uma maior circulação sanguínea, melhorando a oxigenação celular e eliminando as toxinas. Além disso, também vai estimular a liberação de endorfinas e reduzir o cansaço muscular.



Benefícios da EMS:


Quando aplicado de forma adequada e por profissionais capacitados, ela é uma técnica e ferramenta extremamente segura e eficiente de proporcionar padrões de exercícios para indivíduos que são incapazes de realizá-los devido algum motivo como dor, restrições na amplitude de movimento ou outras disfunções do sistema neuromuscular.

Ela vai garantir um treino mais intenso em um intervalo de tempo menor e exigindo menor esforço físico.


Mesmo com a utilização de movimentos básicos, é possível trabalhar um grande número de grupamentos musculares, podendo alcançar até 90% dos músculos de todo o corpo humano.


Alguns dos benefícios da EMS são:


  • Condicionamento físico - treino de força otimizado devido à estimulação dos músculos simultaneamente e compensação das deficiências musculares na estrutura corporal;

  • Prevenção de problemas de saúde - tira a pessoa mais limitada de movimentos do sedentarismo, previne o enfraquecimento muscular e patologias associadas como a osteoporose ou sarcopenia, aumenta a atividade enzimática e produção do hormônio de crescimento (GH), melhora postural e da ativação da musculatura mais profunda;

  • Otimiza o emagrecimento saudável - os impulsos elétricos podem atingir níveis de intensidade que uma pessoa sedentária ou que não seja um atleta de ponta não atingiria sozinho, acelerando também o metabolismo e a otimização da queima de gordura corporal e ganho de massa muscular;

  • Relaxamento - quando aplicado em áreas de tensões, dor ou pontos de gatilho, a estimulação direcionada vai ajudar no relaxamento muscular quando aplicada na frequência e intensidade adequada.


Equipamento utilizado:


Atualmente, já existem 42 marcas de EMS no mundo mas, aqui no Brasil, somente 5 têm licença para serem comercializadas: X- BODY, MIHA, COMPEX, E Fit e I-Motion.


Na Saúde em Evidência, a tecnologia e equipamentos utilizados foram exclusivamente projetados para acessibilidade e eficiência para os pacientes. O equipamento escolhido para a execução da EMS é o XBODY, fabricado na Europa, possui alta tecnologia e benefícios para treinos rápidos, eficientes e também para pessoas com dores e/ou sedentárias, com certificação do Inmetro e da ANVISA.


—------------------------------------------------------------------


Ficou interessado pela EMS? Entre em contato conosco e agende sua consulta!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page