Que praticar alguma atividade física é fundamental para adquirir e manter uma boa qualidade de vida, você já sabe! Mas, você sabia que entre as modalidades aquáticas, a piscina traz diversos benefícios físicos, psicológicos e terapêuticos?

Piscina: recomendada por médicos e fisioterapeutas
A atividade física e reabilitação na piscina é recomendado por médicos e fisioterapeutas, e não tem restrições de idade. As atividades aquáticas combinam esporte, lazer, diversão e bem-estar físico e mental.
Segundo o Diretor Técnico da Saúde em Evidência, Professor Artur Hashimoto Inoue, "As atividades físicas na piscina podem ser praticadas por todas as idades, desde os bebês até a terceira idade e também para pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária. E o melhor, podem ser realizadas em qualquer época do ano".

Qual é a diferença entre hidroginástica e hidroterapia?
Hidroginástica
A hidroginástica é uma atividade física que proporciona um fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, contribuindo com a manutenção e melhora do condicionamento físico.

Geralmente a hidroginástica é realizada por meio de uma sequência de exercícios que envolve todo corpo e são executados em intensidade moderada. Também é indicada para pessoas que estão acima do peso e como uma estratégia de treinamento regenerativo para atletas profissionais e amadores.
Após o terceiro mês de aula já é possível perceber alguns resultados que são benéficos para a saúde e bem-estar, como:
Melhora a postura
Melhora do condicionamento cardiovascular
Melhora da coordenação motora, principalmente para idosos
Fortalecimento muscular
Melhora a circulação sanguínea
Contribui para o emagrecimento
Melhora a flexibilidade
Combate o estresse e melhora a qualidade de vida
Hidroterapia
A hidroterapia é orientada na reabilitação física de problemas específicos, como disfunções ortopédicas, neurológicas, respiratórias e vasculares ou ainda, durante períodos pré e pós-operatórios.

O tratamento hidroterapêutico é ajustado de acordo com as necessidades de cada paciente, dentro do seu quadro clínico, sempre com acompanhamento de um fisioterapeuta.
Para entendermos mais sobre quem pode fazer a hidroterapia e suas contraindicações, conversamos com a Fisioterapeuta da Saúde em Evidência, Dra. Laura Rennó. Confira as dicas da fisioterapeuta:
Quem pode fazer hidroterapia?
Pessoas em busca de reabilitação e fortalecimento
Gestantes, obesos e terceira idade
Problemas de artrose, osteoporose, osteopenia e artrite
Possui tremores e rigidez (Mal de Parkinson) e dores generalizadas (fibromialgia)
Busca de coordenação e equilíbrio
Problemas de hérnia discal, espondilolistese, compressões ciáticas, lordoses, escoliose e cervicalgias
Quem tem lesões de ombro, cotovelo, coluna, quadril, joelho, tornozelo e pé
Pessoas com atrofias musculares e limitações de ADM
Pacientes que apresentam espasticidade (AVC e paralisia cerebral)
Pré e pós operatório
Existem contraindicações na hidroterapia?
Pacientes com cateteres e sondas
Micoses e infecções genitais
Feridas abertas ou não cicatrizadas
Disfunções urinárias e intestinais
Natação para bebês. Quando começar?
As aulas de natação para bebês proporcionam muitos benefícios, como auxiliar e estimular o desenvolvimento motor e cognitivo.

É recomendada a partir dos 6 meses de idade, quando o bebê já tomou as principais vacinas e o duto do ouvido está bem desenvolvido, diminuindo o risco de infecções.
Sobretudo, vale a pena conversar antes com seu pediatra, para se certificar de que a atividade é segura para seu bebê. Vale lembrar que as orientações podem variar de acordo com condições específicas de cada bebê.
Atividades aquáticas para crianças
Quanto mais cedo a criança começar a praticar exercícios físicos, melhor serão os benefícios para a sua formação cognitiva, social e psicológica.

Além do bem-estar, praticar exercícios físicos em ambiente aquático ajuda no desenvolvimento físico e psicomotor das crianças, proporcionando um crescimento saudável e maiores chances de se tornar um adulto sadio.
Gestantes podem fazer atividades na água?
Um dos principais fatores que afetam as mulheres na gestação são as dores na região lombar, causando desconfortos que prejudicam a qualidade de vida da maioria das mulheres no período da gestação.

Portanto, o exercício em piscinas é, sim, ideal para as gestantes. Os benefícios da atividade física em imersão possibilitam a prevenção e melhora dos desconfortos músculo-esqueléticos.
Outros benefícios para as gestantes:
Promove o relaxamento muscular
Reduz a sensibilidade e as dores
Diminui os espasmos musculares
Melhora a eficiência cardíaca e pulmonar
Ajuda a manter o peso
Melhora a força e a elasticidade muscular
Piscina para os idosos
Os exercícios físicos na água são os preferidos dos idosos para prevenir, manter, retardar, melhorar ou tratar as disfunções físicas características do envelhecimento.

As principais perdas funcionais em idosos são as mioarticulações, a diminuição ou limitação da flexibilidade devido a perda da força muscular e da elasticidade da pele.
Há também as alterações morfológicas periarticulares, que predispõem ao aparecimento de doenças osteoarticulares, como artrites e artroses.
Os treinamentos são focados no equilíbrio, coordenação motora e melhora dos movimentos.
Os efeitos fisiológicos proporcionados pela água são amplos e envolvem respostas cardíacas, respiratórias, renais e musculoesqueléticas.
Seus principais benefícios são:
Maior flexibilidade da coluna vertebral
Aumento de sua capacidade aeróbia
Força muscular
Flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora
Seja para prevenção de doenças, fortalecimento, reabilitação ou busca por qualidade de vida, a piscina pode ser uma excelente escolha.
Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando sobre atividade física e reabilitação em piscina.
Comments