top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

Reabilitação Pós-Covid

Mesmo depois da alta hospitalar muitos são os relatos de sintomas pós Covid que perduram e afetam o dia a dia dos indivíduos. Sequelas físicas e mentais requerem cuidados especiais para a recuperação da saúde e qualidade de vida.


Muitos são os relatos de sintomas pós Covid que perduram e afetam o dia a dia

A reabilitação pós COVID tem se tornado de conhecimento de muitas pessoas que chegaram a manifestar a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, seus sintomas e suas consequências remanescentes que ainda afetam o dia a dia, sequelas físicas que não desaparecem sozinhas.


As sequelas mais prolongadas são observadas em pessoas que tiveram as versões severas da doença. Pode-se dizer que o quadro sai da urgência mas entra em um outro quadro com características crônicas, que pede cuidados prolongados de uma equipe multidisciplinar.


Conhecidos também como COVID longa ou sequelas agudas pós-COVID, são diversos os sintomas causados pela doença e o fato é que, mesmo após a recuperação, é relevante a quantidade de pessoas que foram afetadas pela Covid-19 com um quadro moderado a grave, e que continuam a sofrer com os sintomas que permanecem, sequelas que não têm prazo de validade e que acabam requerendo intervenções específicas para seu tratamento e fim.



As sequelas mais prolongadas são observadas em pessoas que tiveram as versões severas da doença.

Essas consequências pós-Covid ocorrem, em sua grande maioria, por conta do processo inflamatório exacerbado que é desencadeado em nosso organismo pelo vírus. Esse processo, também é chamado de tempestade inflamatória, pois trata-se de uma enxurrada de substâncias que, teoricamente, deveriam ajudar na defesa contra o vírus, mas que, em excesso, acabam danificando o organismo. É um auto ataque.


A tempestade inflamatória gera agravamentos nos pulmões, rins, além de acentuar os impactos da internação, como na mobilidade ou circulação. Por esses motivos, pode ser necessária uma reabilitação específica para que a recuperação seja satisfatória.


A tempestade inflamatória gera agravamentos nos pulmões, rins, além de acentuar os impactos da internação

Algumas complicações são mais graves ou muito persistentes no pós-Covid-19 e elas envolvem, principalmente, os pulmões, rins e condições de doenças preexistentes.


No pulmão, por exemplo, a recuperação costuma demorar mais. Com a partida do vírus, a inflamação ainda pode persistir por semanas, comprometendo seu funcionamento e, em alguns casos, deixando cicatrizes como as fibroses, que são irreversíveis ou a bronquiolite obliterante, quando as células não conseguem se recuperar após inflamação ou infecção dos pulmões. Células inflamatórias podem também acometer o rim e levar a fibrose até lá, gerando até, em alguns poucos casos, insuficiência renal aguda e necessidade de tratamento de diálise.


Além do pulmão, que se enquadra em um sintoma respiratório da Covid, há ainda a classificação de outros sintomas, como os musculoesqueléticos, digestivos e neurológicos. Há também os casos de agravamento de doenças preexistentes, pessoas que já tinham alguma doença mas que tem seus sintomas piorados depois da Covid-19. Um caso de diabetes, por exemplo, pode se tornar mais difícil o controle da glicemia e tratamento adequado.



Com a partida do vírus, a inflamação ainda pode persistir por semanas no pulmão, comprometendo seu funcionamento

A ciência segue investigando e buscando muitas respostas, até mesmo convivemos há poucos meses com essa nova realidade. Mas o que se sabe até o momento é que a maior parte dos quadros com sequelas permanentes podem ser resolvidas com a reabilitação pós-covid e uma boa equipe multidisciplinar. O cuidado pós alta é fundamental para a recuperação plena do paciente.


E o que é exatamente a Reabilitação Pós-Covid?

É exatamente o tratamento para sequelas de quadros graves de Covid e sintomas que continuam mesmo após a doença, a fim de devolver a qualidade de vida e dignidade ao paciente.


A recomendação é iniciar a reabilitação logo após a alta hospitalar. Este cuidado emergencial é fundamental para agilizar a volta a uma vida normal e produtiva, assim como para evitar complicações que podem evoluir para quadros mais graves ou levar a novas internações.



A recomendação é iniciar a reabilitação logo após a alta hospitalar.

Como que a Saúde em Evidência pode ajudar?

Com profissionais na área de fisioterapia e educação física é possível tratar os sintomas abaixo, que são os mais prevalentes em pessoas com histórico de COVID-19 e hospitalização, com internação em enfermaria e/ou unidade de terapia intensiva (UTI):


  • Fadiga (redução da tolerância ao esforço) devido acometimento sistêmico;

  • Dispneia (falta de ar) devido acometimento pulmonar e/ou cardíaco;

  • Perda de força muscular;

  • Dor muscular;

  • Perda de funcionalidade e dificuldade em realizar atividades cotidianas;

  • Perda de equilíbrio e coordenação;

  • Condicionamento cardiorrespiratório;

  • Distúrbios do sono;

  • Ansiedade, depressão e estresse pós-traumático.


Orientações para prevenção de quedas e melhora da acessibilidade também podem ser empregadas.


Além da excelente capacitação dos profissionais, a Saúde em Evidência conta com uma ótima estrutura em seu programa de reabilitação, com equipamento de ponta e recursos de forma segura.


A Saúde em Evidência conta com uma ótima estrutura em seu programa de reabilitação.

Se você conhece alguém que ainda sofre com as sequelas da Covid, converse com ele sobre o programa de Reabilitação. Muito felizmente, os pacientes acometidos por estes quadros mais graves e sequelas da Covid-19 costumam apresentar boa resposta às intervenções de reabilitação, que devem ser precoces, oportunas e individualizadas na medida de cada paciente para que se obtenha melhores resultados.


__________________________________________________________________________


Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando mais sobre reabilitação em pacientes com sequelas do Covid!





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page