top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

Treinamento funcional - O que é e para quem é indicado?

São diversos os motivos que o treino funcional vem chamando a atenção. Além de não ser um padrão repetitivo de treino, ele vai aliar os movimentos que você já faz diariamente com exercícios de força, resistência, equilíbrio e coordenação.


O treino funcional vai aliar os movimentos que você já faz diariamente com exercícios de força, resistência, equilíbrio e coordenação

Se você costuma sentir dor ou desconforto na hora de realizar alguma atividade simples do dia a dia, saiba que a prática do exercícios funcional pode ser muito boa para você! Subir escadas, agachar para pesar algo no chão, levantar um pouco mais de peso, subir em algum lugar mais alto, são atividades que podem aparecer ao longo do dia e que, se estivermos com boa resistência, flexibilidade e força muscular, elas serão realizadas com maestria.


E é aí que entra o treinamento funcional. Ele pode ser definido como um sistema de treinamento físico que leva em consideração os movimentos naturais do corpo e seu aperfeiçoamento, melhorando a qualidade de sua execução e, dessa forma, trabalhando todo nosso corpo de forma integrada e dinâmica.


Atividades do dia a dia se tornam muito melhores com a prática de treinamento funcional

Este tipo de treinamento gera também uma boa percepção corporal e coordenação uma vez que o cérebro, por diversas vezes, precisa parar e pensar em como executar determinado movimento.


O bacana disso tudo é que nem sempre foi assim. O treino funcional, em seu início, era comumente usado apenas pela Fisioterapia como exercícios de reabilitação. Hoje em dia, devido seus benefícios, é bastante utilizado nos treinos dos atletas e em treinos de academia.



O treino funcional, em seu início, era comumente usado apenas pela Fisioterapia como exercícios de reabilitação.

Podemos listar alguns dos diversos benefícios que o treino funcional apresenta:


  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória - com exercícios que exigem do cardíaco, sua capacidade vai aumentando aos poucos. Coração e respiração acelerados são as características desse tipo de treino que tem a intenção de fazer com que seu corpo funcione em sua potência máxima. Com essa aumento da capacidade cardiorrespiratório se oferece ao indivíduo um risco reduzido de desenvolver doenças como a hipertensão, o colesterol alto, a diabetes ou uma síndrome metabólica envolvendo todos os fatores anteriores, por exemplo;


  • Alto gasto calórico - uma forma de praticar a parte aeróbica do funcional são os circuitos, onde são estipulados diversos desafios ao longo do percurso, como pular corda, corrida, desvio de cones, entre outros. O aeróbico vai estimular o alto gasto calórico e também melhorar o nível de condicionamento físico. Fato é que treinamentos funcionais exigem muita energia, o que promove um alto gasto calórico e auxilia na queima de gordura e no emagrecimento saudável;


  • Fortalecimento dos músculos do core - o treino funcional vai trabalhar bastante a região do abdômen, que serve como base para o fortalecimento do restante dos músculos do corpo. E são esses músculos que dão a sustentação ao nosso corpo e protegem a coluna vertebral;


  • Melhora da postura;


  • Programa de treinamento mais dinâmicos;

  • Melhora da saúde mental - como todo exercício físico, o funcional também vai melhorar sintomas da depressão e ansiedade. Além disso, propiciam a melhora da qualidade do sono, o que vai contribuir também para a saúde mental;

  • Tempo disponível - a falta de tempo é uma realidade para muitos e, muitas vezes, o funcional é bom para essa realidade pois não se necessita muito tempo para realizar um programas de treinamento funcional.

Para aproveitar os benefícios do treinamento funcional ou de qualquer outro programa de treinamento físico é importante o acompanhamento profissional para orientar a prática do exercício e/ou para adaptá-los quando necessário.


é importante o acompanhamento profissional para orientar a prática do exercício e/ou para adaptá-los dentro da realidade de cada um e possíveis limitações

Ele pode ser praticado por qualquer pessoa, independente da idade. O que vai diferenciar cada treino são a seleção dos exercícios e o nível de intensidade que devem respeitar o princípio da individualidade biológica. Um bom motivo para crianças praticarem o funcional, por exemplo, seria gerar mais coordenação motora. já para idosos, na intenção de promover maior independência ao gerar mais ganho de força, resistência e melhora do padrão de movimentos no dia a dia.



O treinamento funcional pode ser praticado por qualquer pessoa, independente da idade.

__________________________________________________________________________________

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando mais sobre treinamento funcional!


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page