top of page
  • Foto do escritorSaúde em Evidência

31 de agosto - Dia da Nutricionista

Atualizado: 14 de dez. de 2022

“Você é o que você come”. E como anda sua alimentação e sua relação com a comida? Se existe algum profissional que pode te ajudar com isso, esse profissional é o nutricionista.


31 de agosto - Dia da Nutricionista

O Dia do Nutricionista é celebrado anualmente no dia 31 de agosto. Esta data tem a intenção de homenagear o profissional responsável por cuidar da alimentação das pessoas e, em consequência a isso, melhorar a qualidade de vida e de saúde em geral.

Se alimentar é algo intrínseco ao ser humano, e a boa nutrição é fundamental para que nosso corpo funcione de maneira adequada. É como um carro abastecido com combustível sem qualidade, o resultado final não pode ser bom. Por isso somos o que comemos, com a ingestão de alimentos saudáveis, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter o funcionamento adequado, para mais disposição ao longo do dia e para a prevenção de doenças como obesidade, anemia, diabetes, doenças cardíacas e, inclusive, doenças emocionais.

A boa nutrição é fundamental para que nosso corpo funcione de maneira adequada.

Nas últimas décadas a expectativa de vida do brasileiro aumentou e um tema que entrou bastante em pauta foi a alimentação e hábitos alimentares. Hoje o Brasil figura o 4º lugar do ranking mundial quando o assunto é consumo de alimentos saudáveis. Mas sabemos que de nada adianta aumentar a expectativa de vida se a qualidade de vida não acompanhar esse evento. E por isso que a alimentação balanceada vem sendo muito discutida e o nutricionista em evidência é tendência.

Em uma consulta nutricional, o profissional vai analisar o histórico de saúde de cada pessoa, fazer uma anamnese alimentar para ver como costuma ser a alimentação de seu paciente, pedir exames específicos caso ache necessário, para ajudar na elaboração do plano alimentar, coletar dados de composição corporal e, por fim, auxiliar na correta alimentação para o indivíduo, focando no que será efetivo para ele.

O Brasil figura o 4º lugar do ranking mundial quando o assunto é consumo de alimentos saudáveis.

Esse profissional tem a missão de contribuir na promoção, manutenção e recuperação da saúde através da alimentação. Além disso, ele vai ajudar na educação nutricional, ressaltando os benefícios de uma boa alimentação para uma vida mais saudável.

Em outras palavras, o nutricionista não vai apenas oferecer cardápios e planos alimentares aos seus pacientes, mas sim capacitar as pessoas para boas escolhas alimentares durante toda sua vida.

Além disso, o profissional deve estar ciente que a atuação dele abrange diferentes indivíduos e seus aspectos clínicos e comportamentais. É necessário conhecer os hábitos, costumes, preferências, presença de doenças e o estilo de vida para dar um atendimento completo e efetivo.


O nutricionista vai capacitar as pessoas para boas escolhas alimentares durante toda sua vida.

E este é um lado bem interessante da nutrição. O bom nutricionista não vai distanciar o paciente eliminando tudo que ele gosta de comer e deixando um cardápio monótono e sem sabor. Esse é um mito que por muitos tempos acompanhou a nutrição mas hoje sabe-se não ser mais assim. O papel do nutricionista não é promover o terrorismo nutricional, mas sim ajudar a comer melhor e melhorar a relação do paciente com a comida. A mudança de hábitos é gradualmente e vai se moldando aos gostos e limitações de cada um. O primeiro e único passo que precisa ser dado é apenas a força de vontade em buscar apoio e mudar os hábitos.

Se você ama doces e detesta alguns vegetais, o nutricionista vai te ouvir e entender o papel desses alimentos em sua vida. Em cima disso, será elaborado o plano nutricional, moldado de acordo com os gostos, mas também com os objetivos, de forma equilibrada e em quantidades corretas. Melhorar a alimentação como um todo permite comer de tudo - salvo algumas situações específicas como o diagnóstico de alguma doença celíaca, por exemplo.


O nutricionista não vai distanciar o paciente de tudo que ele gosta de comer e deixando um cardápio monótono e sem sabor.

Para melhor nos situarmos sobre as características de uma boa alimentação, seguem abaixo 5 princípios:

  • Adequação: A alimentação deve se adequar tanto ao organismo quanto a fatores econômicos, hábitos e atividades desenvolvidas no dia a dia, e em relação a questões fisiológicas e doenças;

  • Qualidade: O cardápio deve ser nutricionalmente completo, afim de oferecer todos os nutrientes necessários para o corpo;

  • Quantidade: A quantidade de alimentos em cada refeição deve ser suficiente para suprir as necessidades do corpo;

  • Harmonia: Os alimentos ingeridos devem ter uma relação proporcional entre qualidade e quantidade, mantendo um equilíbrio;

  • Variedade: até para evitar a monotonia, o ideal é selecionar alimentos diferentes, mudando diariamente o cardápio e consumindo diferentes nutrientes a cada dia.

Você pode encontrar profissionais nutricionistas em clínicas, hospitais, consultórios, academias, escolas e até mesmo em restaurantes, garantindo a qualidade no preparo da comida que se é oferecida.


5 princípios de uma boa alimentação: adequação, qualidade, quantidade, harmonia e variedade.

Ou seja, para todo o resguardo necessário em relação à sua alimentação, procure um nutricionista! Procure por informações e conheça melhor o trabalho exercido por este profissional.

E parabéns a todos que o fazem com tanta dignidade e influenciando positivamente a vida de tantas pessoas. Cuidar da gente é uma caminhada que deve ser leve, e a nutrição certamente colabora com isso, alimentando a auto estima e gerando saúde com sabor.


_________________________________________________________________

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando mais sobre esse tema!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page