Fisioterapia nos esportes

A fisioterapia é uma área repleta de possibilidades de especialização e atuação. Com o aumento do interesse no esporte, a fisioterapia esportiva também tem se destacado e chamado a atenção de profissionais e praticantes.


A fisioterapia é uma área repleta de possibilidades de especialização e atuação

Entre as principais medidas para saúde e qualidade de vida prescritas pelos profissionais da saúde está a prática do exercício físico. É cada vez mais crescente o interesse por esse tema, assim como o acesso às diferentes modalidades e o estímulo a prezar pela saúde. E para a adequada prática do exercício físico, é necessária uma supervisão profissional e que não ultrapasse os limites de cada indivíduo, a fim de evitar uma consequência do exercício mal feito: as lesões.


Quando decidimos começar algum esporte, é importante que levemos em consideração nossos objetivos e as características necessárias para a realização desse esporte, avaliando nosso condicionamento físico, limitações corporais e perfil para a modalidade, claro. E um profissional que pode tanto participar da orientação do esporte e preparo do corpo para ele, assim como acompanhamento e prevenção de lesões é o fisioterapeuta.


O fisioterapeuta orienta, prepara, acompanha e previne lesões

A fisioterapia esportiva é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITO) desde 8 de novembro de 2007, de acordo com a Resolução nº337.


Nessa Resolução fica definida a atuação do Fisioterapeuta Esportivo como profissional capacitado para promover desde a atenção básica direta à saúde do paciente por meio de diagnóstico cinético-funcional, bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a ele.



A fisioterapia esportiva é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Uma ligação feita quase que imediatamente é do fisioterapeuta com os atletas e esportes de alto desempenho. A eles, o objetivo é claro: melhora na competição, em resultados em ranking, redução do tempo de prova, superação de adversários, barreiras e limites. E para isso, a fisioterapia vai ajudar a melhorar o preparo do corpo e a diminuir lesões, uma vez que o impacto e a sobrecarga que o esporte traz é gigante, podendo levar a dores, inchaços e outras consequências mais graves.


Porém, é evidente que temos uma grande diferença entre os atletas e os esportes de menor desempenho, praticados como hobby, como reabilitação ou como alguma forma de tratamento. Cada modalidade exige uma atenção especial do fisioterapeuta. Esportes que possuem maior impacto, como o vôlei, corrida, futebol e basquete, têm uma probabilidade de desencadear problemas nos ombros, quadril, joelho e tornozelo que, se não investigados e tratados, podem evoluir para lesões mais sérias como tendinopatias, bursites, artrites, dentre outras.



A fisioterapia vai ajudar a melhorar o preparo do corpo e a diminuir lesões

E de outro lado, temos a prática da atividade física que exige menor esforço e oferece menor vulnerabilidade aos danos físicos - mas que ainda existem caso realizada de forma incorreta, podendo gerar danos físicos.


E o profissional fisioterapeuta esportivo, ou também chamado de fisioterapeuta desportivo, não está a serviço apenas de tratar lesões, seus objetivos são diversos na prevenção delas:

  • Ganho de desempenho e melhora do rendimento;

  • Minimizar impactos causados pelo exercício;

  • Aumentar a longevidade do praticante;

  • Promover restabelecimento aos exercícios;

  • Reabilitação;

  • Atendimentos emergenciais.


O fisioterapeuta desportivo, não está a serviço apenas de tratar lesões, seus objetivos são diversos na prevenção delas

A sobrecarga causada pelo exercício é um fator que acontece com frequência. Porém, quando essa sobrecarga ultrapassa a capacidade fisiológica de recuperação do indivíduo, ocorre a instalação de um processo patológico, e isso pode ser evitado. Falando em termos biomecânicos, há sete mecanismos básicos que estão por trás das lesões no exercício físico e que a fisioterapia desportiva vai ser um suporte para evitá-los e para aprimorar o sujeito na prática do esporte:

  • por contato;

  • por sobrecarga do movimento;

  • por excesso de uso;

  • por vulnerabilidade da estrutura;

  • por falta de flexibilidade;

  • por desequilíbrio muscular;

  • por crescimento rápido.


A sobrecarga causada pelo exercício é um fator que acontece com frequência

Por todos esses pontos, é importante ter o suporte de um profissional fisioterapeuta capacitado não apenas de tratar lesões existentes, mas em prevenir que novas lesões ocorram. Para isso, entender a biomecânica do corpo em relação ao esporte, os processos físicos e mecanismos ao que o corpo é submetido, é essencial para a atuação preventiva da fisioterapia.


Mais do que saber de biomecânica, o fisioterapeuta vai também entender o momento de cada indivíduo, as limitações presentes para determinado exercício, nível de amplitude articular, força muscular, escala de dor, além das características inerentes ao esporte e a magnitude da sobrecarga.



O fisioterapeuta vai entender o momento de cada indivíduo, as limitações, nível de amplitude articular, força muscular, escala de dor, entre outros.

Outro fator primordial são os equipamentos utilizados. A fisioterapia necessita ter a seu dispor bons aparelhos que auxiliem seu trabalho e o torne mais produtivo e com melhores resultados, sendo também um apoio ao indivíduo praticante, pois vai auxiliar a saúde muscular e articular, melhora do equilíbrio, força, flexibilidade e amplitude.


E juntamente com os equipamentos, as técnicas que englobam a fisioterapia vão permitir que a prática da atividade física seja segura e capaz de promover todos os benefícios para a saúde que já conhecemos, garantindo bem-estar ao dia-a-dia.


—--------------------------------------------------------------------


Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando mais sobre fisioterapia!


#reabilitacaointensiva #fisioterapia #sistemabrainmov #reabilitacao #saude #combateahipertensão #qualidadedevida #bemestar #saudeemevidencia #sjc #saojosedoscampos #sjcampos


7 visualizações0 comentário