top of page

Qual a importância de um fisioterapeuta?

Foto do escritor: Saúde em EvidênciaSaúde em Evidência

O conhecimento sobre a importância e abrangência da fisioterapia ainda pode ser algo limitado para muita gente que, inclusive, pode estar precisando de um profissional sem nem ter ideia desse fato. Por isso vamos esclarecer um pouquinho mais sobre a fisioterapia.


Qual a importância de um fisioterapeuta?

Quando o assunto é fisioterapia, é bem provável que a maioria das pessoas faça relação apenas com o tratamento de lesões. Mas a grande verdade é que esse profissional vai proporcionar bem estar e melhora na qualidade de vida da população de diferentes formas e técnicas aplicadas, desempenhando um papel de suma importância na sociedade.


Desde a Grécia Antiga e primórdios da humanidade já havia o interesse por terapias que envolvem o movimento como forma de tratamento e alívio de dores. De lá para cá, as técnicas aplicadas foram evoluindo demasiadamente e a fisioterapia deixou de ser apenas uma ramificação da Medicina para se tornar, em meados do século XX, uma área própria.


Nessa época, às duas Guerras Mundiais contribuíram para grande número de lesões e ferimentos em soldados e na população em geral. Esse momento foi decisivo para que os especialistas na área começassem a estudar e aperfeiçoar as técnicas da fisioterapia. Tudo o que se aprendia nos campos de batalha, era aplicado aos pacientes comuns, em clínicas, consultórios, academias e hospitais.


O fisioterapeuta vai proporcionar bem estar e melhora na qualidade de vida da população de diferentes formas e técnicas aplicadas.

No Brasil, a Fisioterapia ganhou espaço formalmente a partir de um setor específico na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no ano de 1929. E foi apenas em 1969 que a profissão foi regulamentada e os cursos se firmaram como uma graduação de nível superior.

Atualmente, a Fisioterapia é definida como uma ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano. E, assim como as outras áreas da saúde, a profissão evoluiu bastante, visando manter, preservar, desenvolver ou reabilitar a integridade das funções do corpo, seus sistemas e órgãos, ou seja, o que vai muito além de fraturas e lesões.


A Fisioterapia é uma ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes

O fisioterapeuta é acionado para auxiliar o indivíduo quando seu movimento e função estão ameaçados devido a doenças, distúrbios, envelhecimento, dores, lesões, entre outros. A forma de tratamento são terapias manuais e uso de técnicas, aparelhos específicos e recursos como gelo e calor. Além disso, fisioterapeutas também realizam pesquisas e estudos para facilitar diagnósticos, prevenir disfunções e até mesmo desenvolver novos tratamentos.

De modo geral, a fisioterapia ajuda na estimulação psicomotora, diminuição de vícios corporais e minimização de problemas gerados por acidentes.


Os fisioterapeutas também realizam pesquisas e estudos para facilitar diagnósticos, prevenir disfunções e até mesmo desenvolver novos tratamentos.

Algumas situações em que o profissional fisioterapeuta pode ser fundamental são:

  • Procedimentos cirúrgicos - que limitam a funcionalidade do membro operado e iniciar a fisioterapia logo após a cirurgia vai potencializar a boa recuperação da funcionalidade do membro;


  • Prática de atividades físicas - para evitar a má realização do exercício e os danos que isso pode causar ao corpo. Nesse caso, o fisioterapeuta vai adequar o treino para que seja realizado em segurança e com melhores resultados;


  • Lesões musculares - quando acontece a sobrecarga do músculo ou tendão que se prende ao osso devido ao esforço realizado pelo músculo e rompimento de algumas fibras, gerando hematoma e inflamação local. Geralmente, a lesão causa dor, edema e dificuldade na movimentação. O fisioterapeuta fará uma avaliação física para identificar o movimento que está relacionado com o surgimento da contusão e trabalhará em cima do local afetado para boa recuperação e para impedir um novo dano;


  • Dores articulares - após avaliação para identificar origem da dor, a fisioterapia iniciará a conduta terapêutica, com o objetivo de recuperar a articulação atingida;


  • Prevenção - uma visita ao fisioterapeuta pode ajudar a identificar práticas incorretas em nosso dia a dia e prevenir futuros problemas.


  • Deficiência física, perda ou dificuldade de movimentos - por conta de ocorrências, como acidentes de trânsito, lesões causadas por cirurgias, a fisioterapia pode aperfeiçoar a coordenação;

  • Recentemente, os fisioterapeutas também ganharam nome na linha de frente ao combate do novo coronavírus, uma vez que muitas pessoas acometidas tiveram os pulmões comprometidos. Assim, o atendimento com fisioterapeuta é importante para a realização de terapias respiratórias que restabelecessem a função dos órgãos afetados.

A atuação da fisioterapia ocorre em locais diversos, como nos hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitação, unidades básicas de saúde, asilos, escolas, academias e dentro das empresas. O tipo de tratamento vai variar muito, de acordo com a situação e limitação de cada paciente/cliente. Alguns exemplos são:

  • em tratamentos a base de frio e calor;

  • por meio de exercícios físicos;

  • pela aplicação de massagens;

  • com exercícios na água.

Abaixo, alguns dos maiores benefícios que a fisioterapia pode trazer ao nosso dia a dia, resultando em melhor qualidade de vida:

  1. Melhora na postura e da simetria corporal

  2. Melhora das doenças respiratórias - como a asma e a bronquite;

  3. Tratamento e prevenção de doenças crônicas - como a obesidade, pneumonia, hipertensão e diabetes;

  4. Produtividade na prática de exercícios físicos;

  5. Controle da insônia - uma vez que uma de suas causas são o bruxismo, a má simetria corporal e os problemas de respiração.


A atuação da fisioterapia ocorre em locais diversos, como nos hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitação, unidades básicas de saúde, etc

Diante tantos retornos positivos, a busca por um profissional fisioterapeuta capacitado torna-se clara e muito bem-vinda em vários aspectos, não deixando dúvidas do quanto podem colaborar para o bem estar dos pacientes e por meio de intervenções não farmacológicas. Uma forma de terapia sem efeitos colaterais e cheia de fundamentos e é por isso que a fisioterapia é cada vez mais procurada e ajuda tanta gente diariamente.


_________________________________________________________________

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário ou dúvidas para continuarmos falando mais sobre esse tema!


 
 
 

Comments


Botão WhatsApp
bottom of page